Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Cecília Luzia Belardt Gonoring, Sabrine Costa Oliveira

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este artigo apresenta as discussões de uma sequência de atividades práticas desenvolvidas, em uma turma da 3ª etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo principal foi reconhecer os elementos que compõem os poliedros e o teorema de Euler. Para isso, os alunos confeccionaram os poliedros, com papel A4, com jujuba e palitos e também participaram do jogo “Avançando com as figuras geométricas”. Essas atividades, além de estimularem o interesse e a participação dos alunos, propiciou a socialização de conhecimentos. Por meio das atividades desenvolvidas percebe-se que os alunos tem mais facilidade na aprendizagem dos sólidos geométricos, quando conseguem visualizar e manipular estes objetos. A análise dos resultados ocorreu por meio da observação das aulas, dos comentários dos alunos nos questionários e dos exercícios resolvidos por eles. Os materiais manipulativos serviram como uma ponte de transição do pensamento concreto para o abstrato, contribuindo com a organização do pensamento geométrico e com o desenvolvimento do raciocínio lógico, tornando as aulas instigantes e motivadoras facilitando o ensino e aprendizagem.