Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

JOGO ADIVINHO INDISCRETO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 9º ANO

Sabrine Costa Oliveira

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Este trabalho apresenta uma experiência de ensino de matemática vivenciada com alunos de duas turmas de 9º ano, numa escola estadual em Cariacica/ES. O jogo Adivinho Indiscreto foi aplicado durante o mês de abril como um recurso lúdico para a fixação do conteúdo de potenciação. Essa experiência foi desenvolvida a luz da investigação matemática, pois antes da confecção das cartelas do jogo, os alunos foram instigados a descobrir o motivo que conseguimos adivinhar qualquer número pensado por alguém. A experiência evidenciou o quanto os alunos envolvidos foram auxiliados a romperem bloqueios do aprendizado da matemática, ao mesmo tempo em que foram oportunizados a fixarem o conteúdo de uma maneira diferente da tradicional: se divertindo ao praticarem o jogo com os colegas e seus familiares.