Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO: LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES A PARTIR DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

Solange Taranto Reis, Dayana Ferreira da Silva

Última alteração: 2019-05-13

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que faz parte de um projeto que dá continuidade aos estudos sobre a integração de componentes curriculares da Educação Profissional de Nível Médio, a partir de experiências no Ensino Médio Integrado e no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A pesquisa tem por objetivo geral estabelecer relações entre Educação Matemática e Educação Profissional a partir de narrativas e práticas de professores de Matemática com alunos de Curso Técnico de Segurança do Trabalho (Proeja).Com isso, pretendemos ampliar a discussão sobre a Educação Matemática de alunos da Educação Profissional, retomando a questão da integração curricular e interdisciplinaridade, apontadas em documentos oficiais como um dos eixos organizadores dos currículos para essa modalidade de ensino (BRASIL, 2012).Nossa pesquisa está inserida dentro do projeto de pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional, que possui duas dimensões uma diagnóstica e outra intervencionista, ambas de carácter qualitativo e exploratório. Nas investigações do eixo intervencionista, foi realizado uma pesquisa de campo junto aos professores que atuam no núcleo técnico, para mapear as relações existentes entre os conteúdos de matemática e do núcleo profissional além de acompanhar as aulas de Matemática II e Desenho técnico. Vimos nosso objetivo alcançado por meio da narrativa dos alunos durante a apresentação em sala de aula e na 2ª Semana Tecnológica do Ifes, mostrando a interdisciplinaridade promovida pelo estudo iniciado com a NR n 5.