Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRODUTOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO MODERNO: A ESTATÍSTICA E SEU ENSINO

Geraldo Bull da Silva Júnior

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


 

RESUMO 

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou a formação estatística no curso de Engenharia de Produção (EP). O referencial teórico tem como centro a ideia de conhecimento como elaboração complexa. A metodologia utilizada é qualitativa, o trabalho é teórico, tem caráter bibliográfico e foi elaborado com dois principais objetivos: 1) apresentar relações entre Ciência Moderna e Ensino científico; 2) destacar consequências do modelo científico moderno para a Educação e para o ensino científico. Uma das conclusões é que considerar o pensamento como tessitura complexa pode colaborar para que os trabalhos dos professores de diferentes disciplinas afastem-se das consequências causadas por formas de visão fragmentadas. Uma percepção resultante do estudo foi a de que a ausência de discussão filosófica sobre a produção científica moderna deixou como legado um conhecimento desconectado de preocupações em relação à ética e às necessidades da sociedade na qual o próprio produtor de saberes está inserido.   

Palavras-chave: Complexidade; Ciência Moderna; Ensino de Estatística.