Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINANDO MATEMÁTICA NUM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO FORMAL

Alexandre Gabriel Barroca, Antônio Henrique Pinto

Última alteração: 2019-05-24

Resumo


RESUMO

Este relato apresenta uma experiência de ensinar Matemática num espaço educacional não formal. Tem como objetivo demonstrar atividades e práticas de ensino de Matemática na educação básica. Em diálogo com Vygotsky e Ausubel, salientamos a importância da aprendizagem significativa e o desenvolvimento de conceitos científicos em especial os conceitos Matemáticos, por meio de atividades didáticas com estudantes do ensino fundamental no espaço educacional não formal. O público alvo são professores e acadêmicos de Matemática, de Ciências e de Física. A abordagem metodológica vai ser uma descrição destas atividades e práticas. Concluindo-se que os alunos aprendem com maior facilidade quando estão em interação com os equipamentos do espaço educacional não formal.

Palavras-chave: Experiência; ensinar; Matemática; espaço;  não formal.