Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA ARTICULADA AO DIÁLOGO E REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DO NÚMERO RACIONAL

Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2019-05-24

Resumo


O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado onde investigamos a formação do conceito de número racional pela mobilização dos diversos registros semióticos em uma prática pedagógica de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. Assim, o objetivo é evidenciar que a modelagem matemática na perspectiva sociocrítica favorece a comunicação dialógica propiciando um trabalho pedagógico que valoriza a teoria dos registros de representação semiótica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo instrumentos usados na produção de dados foram o diário de bordo dos alunos, produções textuais e gravações em áudio. Os resultados apontam que a modelagem sociocrítica constitui por excelência um espaço de interações, questionamentos, troca de conhecimentos que favorecem o diálogo propiciando a participação ativa dos alunos, que assumem o processo de investigação de forma coletiva em busca do conhecimento. A partir dos informações coletadas pelos alunos foi possível construir uma tabela que deu suporte para a elaboração de questões que oportunizaram os alunos a mobilizarem diferentes registros semióticos para o numeral racional, objeto matemático que emergiu da prática da modelagem. Advogamos que a modelagem sociocrítica, o diálogo e a teoria dos registros semióticos, quando articulados, favorecem a aprendizagem dos conteúdos matemáticos.