Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS “REGRA DOS SINAIS”: ALGUNS APONTAMENTOS PRÁTICOS

Tayrini Vieira Alves, Carolina das Chagas Ferrarini, Henrique Ribeiro

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Resumo: A modelagem da matemática no Brasil constitui um campo amplo de investigação e pode ser abordada por diferentes temáticas. Nesse relato, privilegiamos a abordagem  feita a partir de uma revisão dos aspectos mais importantes sobre as operações de adição, subtração com foco no estudo dos sinais em operações de multiplicação e divisão com números inteiros. Utiliza de ferramenta a análise de livros didáticos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, correlacionando com materiais que tratam do ensino desse conteúdo e também leva em consideração uma entrevista com alunos do sétimo ano, sujeitos desse período escolar. Investiga, dessa forma, pontos positivos e negativos dos métodos já aplicados em sala de aula com foco específico para a contextualização da matemática. Desse modo, focalizamos discussões nesse relato sobre resultados de estudos bibliográficos, de natureza exploratória, desenvolvidos na disciplina de ORTE II do curso de licenciatura em matemática do XXX, no ano de 2018. O estudo teve por objetivo mostrar que os professores de matemática do ensino fundamental apresentam dificuldades e dúvidas ao planejar sua aula com relação a selecionar os conteúdos e metodologias, e as formas de avaliar os alunos perante a diversidade de estratégias, principalmente pelos vários caminhos que podem seguir. Por meio desse estudo vimos que devemos trabalhar com o contexto dos estudantes. Contextualizar o Ensino da Matemática é transformar e modernizar o ensino desta matéria no nosso caso multiplicação e divisão de números inteiros, “regra dos sinais” para os alunos que encontram dificuldades de abstração; é também responder aos apelos da sociedade por uma aprendizagem matemática ao alcance de todos os sujeitos inscritos em salas de aula como aprendentes, em correspondência às suas expectativas de aprendizagem. Ou seja tornar o aluno protagonista do seu aprendizado, do saber. Concluímos esse estudo sabendo que quanto maior for o número de situações que realmente imponham o emprego da multiplicação e divisão de números inteiros, mais próximo o estudante estará do processo de conceitualização desse campo numérico. Essas e outras questões, que surgem a partir desse trabalho, ficam como indicações para futuras investigações, a fim de, cada vez mais, nos aproximarmos de uma dinâmica mais eficiente no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos, que não podem ser tratados como meras definições.
Palavras-chave: Contextualização; Ensino; Modelagem matemática.