Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO: ALGUNS APONTAMENTOS HISTÓRICOS

Tayrini Vieira Alves, Carolina das Chagas Ferrarini, Henrique Ribeiro, Dilza Côco

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Resumo: A formação de professores no Brasil constitui um campo amplo de investigação e pode ser abordada por diferentes temáticas. Nesse relato, privilegiamos a abordagem histórica com foco específico para a matemática. Desse modo, focalizamos discussões sobre resultados de estudos bibliográficos, de natureza exploratória, desenvolvidos na disciplina História da Educação, do curso de licenciatura em matemática do XXX, no ano de 2018. O estudo teve por objetivo resgatar elementos sobre a história da criação de cursos destinados à formação de professores de matemática no Espírito Santo. Entendemos que, no contexto da formação inicial, seja importante abordar essa temática como forma de contribuir para a compreensão das possibilidades, configurações e condições de oferta do curso na atualidade. Por meio desse estudo é possível reconhecer a importância de algumas instituições e personalidades que atuaram na área de educação matemática. Dentre essas, podemos situar a relevância da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) que criou o primeiro curso de matemática em Vitória. Além disso, é importante referenciar a atuação da professora Myrtha Salloker Fayet, que trabalhou intensamente para a elaboração da proposta do primeiro curso. Além da FAFI e da UFES no Espírito Santo, outras duas faculdades foram significativas para a história dos cursos de formação específica de professores de matemática: A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José” – FAFI Cachoeiro, criada em 1969 em Cachoeiro de Itapemirim (em 2004 a mesma foi extinta, sendo transformada no Centro Universitário São Camilo). E a “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre” – FAFIA, criada em Alegre em 02 de janeiro de 1967. Entre outras instituições contempladas neste estudo.Concluímos o relato com o entendimento que a temática da história da formação de professores de matemática no Espírito Santo não pode ser compreendida apenas com dados locais, mas requer o estabelecimento de conexões com fatos de ordem histórica, política, social e econômica, em termos nacionais, mostrando diferentes perspectivas vivenciadas pelos sujeitos ao longo dos anos e que precisa produzir uma formação conectada com a desmandas e necessidades dos sujeitos da escola básica. Dessa forma, é possível perceber o avanço dessa temática e os impasses que ainda necessitam ser problematizados e superados no curso da formação inicial de professores de matemática.
Palavras-chave: Formação de professores; História da Educação; Matemática.