Comunicações Eixo 1 - Elaboração de material didático experimental
“PERFIL DA INORGÂNICA, ÁCIDOS E BASES” UM JOGO DE CARTA UTILIZADO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Beatriz Alves Silva, Emilly Lorenzutti Borghi, Gustavo Almeida Bastos, Maria Tereza Ferreira de Morais, Wattson de Oliveira Senhorinho |
QUÍMICA EM AÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS | |
Tatielle Rocha, Rafaella Spilare, Ana Carolina Barcellos, Cristiane Costa da Silva, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia |
UMA VISÃO REAL DO CICLO DA ÁGUA E OS PROCESSOS NELE ENVOLVIDOS | |
Suelen Paschoa Pereira, Daniela Costa, Murilo de Oliveira Fernandes, Larissa Viana Brunelli, Monique Moreira Moulin |
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O JOGO PURBLE SHOP | |
Marcos Rafael Semprini Silva, Bethânia Casagrande de Oliveira, Jane Marta da Silva Modolo, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
TRILHA DO BALANCEAMENTO: O JOGO COMO SUPORTE NA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE | |
Lorena C.R. Silva, Margarete A. M. Castro, Bárbara M. Arrigoni, Cynthia T. D. Fortunato |
Pôsteres Eixo 1 – Elaboração de material didático experimental
“COPA DA MATEMÁTICA 2014”: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA | |
Diana dos Santos Machado, Raphael Stafanato Boeno, Ronaldo de Andrade, Tatiana Delesposte, Jorge Henrique Gualandi |
A APLICAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO DO LÚDICO: UMA EXPERIÊNCIA DE APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO DE QUÍMICA PARA UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Rayane Scarpati, Joyce Lopes, Bruno Scarpatti Scarpatti, George Henrique Santos, Vinicius Guilherme Celante |
ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARALELA AO CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO: DILATAÇÃO LINEAR | |
Michael Nogueira Silva Oliveira, Natalie Cecy da Fonseca Oliveira, Cezar Assis, José Bohland Filhi, Luiz Otavio Buffon |
FILTRO DE PET: COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA | |
Eduardo Rodrigues Sisternas, Paulo Victor Dias Matos, Otoniel Silva Bertossi, Monique Moreira Moulin |
O LÚDICO E A TABELA PERIÓDICA | |
Rafaela de Aquino dos Santos, Kézia Rayane Roncati dos Santos, Gisele Xavier Malheiros Celante, Vinicius Guilherme Celante |
INTERDISCIPLINARIEDADE POR MEIO DA QUEIMADA EDUQUÍMICA: 8 QUÍMICA X EXPRESSÃO CORPORAL | |
Shirlene Maass, Celimária Tavares Santos, Cynthia Torres Daher Fortunado, Giovani Soldera, Leonardo Pimentel Andrade |
JOGO DE DAMA DA QUÍMICA ORGÂNICA | |
Laira Gonçalves, Natália S. Rossoni, Bárbara Melotti Arrigoni, Cynthia T. D. Fortunado |
INTRODUÇÃO DE POTENCIAÇÃO COM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
Ebenezer Lopes Ferreira, Gerliane Martins Cosme, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Arianne Matos Batista, Jeferson Faustino Oliveira, Tarcisio Pelissari Costa, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia |
OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | |
Samara Conceição Rocha, Verônica Ster Martins, Marcio Iris Ribeiro, Jocimar Lima do Rosario, Jorge Henrique Gualandi |
QUIMOLÉCULA – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA | |
Érika Ribeiro Tononi, Renan De Carli, Vinicius Guilherme Celante, Gisele Xavier Malheiros Celante |
“COPA DA MATEMÁTICA”: UMA POSSIBILIDADE PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO RÁPIDO | |
Diana dos Santos Machado, Raphael Stafanato Boeno, Ronaldo de Andrade, Tatiana Delesposte, Jorge Henrique Gualandi |
UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA ELÉTRICA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Alisson Machado, Eric Teixeira, Pedro Saulo Metzker, Cezar Assis, José Bohland Filho |
TERMOSCÓPIO DE GALILEU: EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA | |
Wesllen Ferreira, Kaleb Times, Maik Caliari, Thiago Polonine, José Bohland Filho |
A ÓPTICA DO OLHO HUMANO: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA | |
Michelly Lopes, Damaris Candido, Alicia Campos, Thiago Polonine, Luiz Otávio Buffon |
SISTEMAS, SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS: O LÚDICO COMO INTRODUÇÃO DE CONTEÚDO | |
Camili Ramos Mattos, Ingrid Lopes Silva, Leonardo Pimentel Andrade, Cynthia T. D. Fortunato |
VAMOS JOGAR? O DOMINÓ DE LOGARITMO COMO UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Mirian Montenegro Barbosa, Gabriel Villa Dias, Fernando Mauri, Jane Marta da Silva Modolo, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
PIBID – QUIMICA E QUAL A ESTRUTURA? O JOGO DA NOMENCLATURA | |
Thyara Demarta Borges, Samara N. Capucho, Letícia X. Gonçalves, Vinicius Guilherme Celante, Gisele Xavier Malheiros Celante |
USO DA ATIVIDADE LUDICA “TAPETE GIGANTE” COMO FERRAMENTA NA REVISÃO E FIXAÇÃO DO CONTEÚDO | |
Mizael De Andrade Dias, Mariza Lopes Falcioni, Rayssa Barroca Silva, Ises dos Santos Queiroz, Michele Waltz Comarú |
APLICANDO CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO JOGO: JORGÂNICA | |
Lucas Melo da Silva, Jéssica da Silva Couto, Leonardo Pimentel de Andrade, Cynthia T. D. Fortunato |
IMPORTÂNCIA DE FERRAMENTAS DIVERSIFICADAS PARA A MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO AMBIENTE ESCOLAR | |
Aline Da Silva Imbertti, Luana Moraes de Oliveira, Taiana Cestari Vivaldi, Tarcísio Pelissari Costa, Michele Waltz Comarú |
JOGOS E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA QUE PODE GERAR RESULTADOS | |
André Effgen de Aguiar, Aparecida de Lourdes Alves, Sueli Rita Caetano Martinuzo, Tatiana Rosa dos Santos Sobreiro, Lenira Wolfgram |
METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Angela Cristina Cavaglieri Nascimento, Carlos Eduardo Tartaglia, Bárbara Melotti Arrigoni, Cynthia T. D. Fortunato |
ESTUDO DA FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES À PROPULSÃO DE ÁGUA E AR COMPRIMIDO | |
Diego Novaes Soares, Hegner Oliveira Junior Gadioli, Israel Mendonça Melo, Adriano Ricardo Trabach, José Bohland Filho |