Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Jornada Científica de Educação em Ciências e Matemática

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INTERFACE ENTRE O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ESCOLA: EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DE DARWIN E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO ESPÍRITO SANTO

Elizabeth Detone Faustini Brasil, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2012-09-01

Resumo


A Exposição Temática de Darwin do Instituto Sangari foi realizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo. No período de 5 de agosto a 18 de outubro de 2009, a exposição recebeu aproximadamente 300 escolas estaduais dos vários municípios do Espírito Santo, constituindo-se em um espaço de educação não formal articulado às escolas da Educação Básica. Uma das ações do programa educativo que precedeu essa exposição foi a elaboração e a aplicação de sequências didáticas inter/multidisciplinares de Ciências nas escolas estaduais, tendo como eixo temático Darwin: Descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo. O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre as ações governamentais e as práticas pedagógicas de Ciências realizadas na sala de aula nas escolas estaduais do Espírito Santo. A pesquisa realizada foi qualitativa, descritiva, construída a partir da análise de depoimentos de professores e gestores da educação, relatórios das Superintendências da Educação, documentos oficiais, leituras de artigos e livros da área de Ensino e Divulgação Científica. Os relatos dos professores e gestores evidenciaram a importância da Exposição Temática de Darwin para a inovação das práticas pedagógicas de Ciências nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo.