Visão Geral

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A história do EBRAPEM iniciou há 16 anos, quando um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PGEM, da UNESP/Rio Claro observou que, apesar dos encontros científicos de Educação Matemática contribuírem para o debate e divulgação das pesquisas da área, apenas as produções científicas já concluídas ou em fase de conclusão eram privilegiadas. Naquela oportunidade, o grupo se deu conta da falta de um espaço para discutir pesquisas em andamento, observar seus processos, elaborações, tomada de decisões, contribuições para o refinamento de métodos e sustentação teórica de referenciais. Foi assim que, em 1997, o grupo de estudantes da PGEM e alguns professores realizaram um fórum de debate científico organizado por e para alunos pesquisadores em Educação Matemática, objetivando discussão, troca de experiências e conhecimentos entre os Programas de Educação Matemática.

Desta iniciativa pioneira surge o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), realizado em setembro de 1997, na UNESP, em Rio Claro (SP). Participaram deste encontro estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, contabilizando 23 trabalhos inscritos em comunicações orais.

O II EBRAPEM ocorreu em outubro do ano seguinte, também na UNESP de Rio Claro. Naquele ano, a comissão organizadora concentrou esforços na divulgação nacional do evento e, como resultado, trouxe alunos-pesquisadores de nove estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Ampliou-se o alcance do evento, com quase o dobro de inscrições, no firme propósito de torná-lo um marco para a pesquisa em Educação Matemática no Brasil.

O III EBRAPEM foi realizado na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro (RJ), em novembro de 1999. Os efeitos do incentivo para a organização e realização do evento em outros estados, verificado na assembleia plenária durante o encontro anterior, em Rio Claro, mostrou a aceitação e adoção da ideia por outros grupos de estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática construindo a tradição do encontro.

Em 2000, ocorreu o IV EBRAPEM, novamente na UNESP de Rio Claro, sendo que foi o primeiro encontro com um tema específico: “A Educação Matemática como área de estudo”. Em torno dele, localizaram-se as palestras e mesas redondas cujos títulos procuraram contemplá-lo: “Para onde caminha a Educação Matemática no Brasil?”; “Quais são os critérios de qualidade de uma pesquisa em Educação Matemática?”; “A produção da Pós-Graduação em Educação Matemática o caso EBRAPEM” e “A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática”.

Realizou-se o V EBRAPEM, em novembro de 2001, na PUC em São Paulo (SP), sob o tema “Educação Matemática: realizações, avanços e perspectivas”. A ideia foi a de proporcionar reflexões sobre o atual estado da arte no campo da Educação Matemática. Os artigos foram em torno do tema, enviados pelos professores convidados a fim de alimentar as discussões em Mesas Redondas e Palestras. Recomendações se seguem, dentre outras, de envolver professores, alunos e coparticipes do Sistema Educacional Brasileiro, num processo de revisitação e crítica à produção existente, bem como aliarem a pesquisa dos fenômenos presentes nas salas de aula deste sistema.

O VI EBRAPEM, ocorreu em 2002, na UNICAMP, em Campinas (SP). Nesta oportunidade, o tema escolhido foi “A pesquisa em Educação Matemática: múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas”.

O VII EBRAPEM, em 2003, foi realizado novamente no campus da UNESP de Rio Claro (SP), com o tema: “Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática: formação, consolidação e produção científica”. Teve como objetivo permitir reflexões e trocas sobre diferentes paradigmas de pesquisa científica, a partir do entendimento de como surgem, se instalam, se consolidam e se mantêm os Grupos de Estudo e Pesquisa na área. Além das comunicações orais, a novidade desse evento ficou por conta dos Grupos Temáticos nos quais os participantes discutiram as produções e tendências em torno de um dado eixo temático, na busca de estabelecer conexões com o tema do evento, sob a coordenação de um pesquisador da área.

O VIII EBRAPEM aconteceu na UEL, em Londrina (PR), em novembro de 2004, pela primeira vez no estado do Paraná, com o tema “Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática: quais os próximos desafios?”. Os alunos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL, na tentativa de promover um evento que garantisse cada vez mais a efetiva participação de todos, realizaram algumas modificações no formato original do evento, com o acréscimo do eixo temático: Aprendizagem e Práticas Educativas em Educação Matemática.

Para o IX EBRAPEM, foi proposto o tema “Pesquisa em Educação Matemática e transformação social: perspectivas e interfaces”, que foi realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em novembro de 2005.

O X EBRAPEM foi realizado em 2006 na cidade de Belo Horizonte (MG) e organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e o tema escolhido foi “Conhecimento e Inclusão Social”.

Em setembro de 2007 realizou-se o XI EBRAPEM na cidade de Curitiba (PR), teve a participação de mais de 400 pessoas e o tema desse encontro foi “Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais”.

Em 2008, foi realizado o XII EBRAPEM, que teve como tema: “Educação matemática: possibilidades de interlocução”. O evento foi realizado na UNESP da cidade de Rio Claro (SP).

O XIII EBRAPEM de 2009 realizou-se em Goiânia (GO), tendo como tema “Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula”. Contabilizou-se 275 trabalhos inscritos, mais de 400 participantes provenientes de 18 Estados brasileiros e 31 professores convidados do Brasil e da Espanha.

O XIV EBRAPEM realizou-se, pela primeira vez, em Campo Grande (MS), tendo como tema “Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional”. A definição desta temática levou em consideração o aumento expressivo do número dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e pretendeu suscitar discussões e troca de conhecimentos concernentes aos desafios contemporâneos de interesse da área.

Em 2011, o XV EBRAPEM tendo como tema “EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas” ocorreu pela primeira vez no Nordeste e foi realizado na UEPB - Paraíba, cidade de Campina Grande-PB.

Mantendo a perspectiva das três últimas edições, o XVI EBRAPEM foi organizado, pela primeira vez, por alunos da Universidade Luterana Brasileira – ULBRA e aconteceu em novembro de 2012, em Canoas, Rio Grande do Sul. O evento teve como tema “As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais” e contou com a participação de mais de 450 participantes, entre alunos e professores.

Em 2013 o XVII EBRAPEM apresenta duas novidades, será realizado no Espírito Santo, na capital Vitória e está sendo organizado por uma parceria de dois programas de pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do Instituto Federal do Espírito. Neste ano temos como temática norteadora os “Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática”.

 



Apoio
Realização
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