Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS DO PIBID INGLÊS NA GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA

Vagno Vales Lacerda, Danilo Laranjeira de Jesus, Cleideni Alves Nascimento

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


A formação profissional de um professor apenas se inicia na graduação. Esta é a base da sua formação. Contudo, é importante manter um diálogo entre a universidade e os profissionais em atuação a fim de trocar experiências com vistas a um crescimento mútuo. Assim, o subprojeto do PIBID, O Ensino Colaborativo na Formação de Professores de Língua Inglesa, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus X) propõe uma relação de trabalho colaborativo entre os graduandos da Licenciatura em Letras Língua Inglesa e professoras da educação básica. Dentro desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das práticas colaborativas do subprojeto na formação dos sujeitos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um questionário aos participantes do subprojeto buscando compreender como essas práticas influenciam de maneira efetiva no desempenho em sala de aula. Após análise dos dados, verificou-se que os envolvidos na pesquisa, enxergam o compartilhamento de ideias e experiências muito positivamente. Dessa forma, observa-se que o subprojeto vem ao longo do seu tempo de execução atingindo seu objetivo principal que é melhorar a formação dos graduandos e das professoras supervisoras, e consequentemente, melhorar o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas inseridas no subprojeto. 

 

Palavras-chave: PIBID; Práticas Colaborativas; Formação Docente.


Texto completo: PDF