Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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O USO DAS TICs E A PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Graziani Mondoni Silva

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


O presente artigo é resultado do TCC do curso de pós-graduação em Informática na Educação do IFES, cujo objetivo era investigar a percepção que professores e alunos de uma escola pública, têm do uso das TICs no ambiente escolar como recurso didático. A pesquisa se enquadra num estudo exploratório, realizado por meio de questionários aplicados aos docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Médio 'Godofredo Schneider', por meio de formulário eletrônico do Google Drive. Os sujeitos da pesquisa demonstram que o uso das TIC's, com recursos didáticos, auxilia o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, sua utilização na prática de ensino torna-se relevante. Entretanto, acrescentaram que faltam ainda infraestruturas digitais nas escolas, em quantidade e qualidade, para que seu uso seja mais efetivo. O presente artigo é resultado do TCC do curso de pós-graduação em Informática na Educação do IFES, o qual teve como objetivo investigar a percepção que professores e alunos têm do uso das TICs no ambiente escolar como recurso didático facilitador no processo de construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada através de questionário aplicado aos docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Médio ‘Godofredo Schneider’, por meio de formulário eletrônico, no intuito de identificar suas percepções acerca das da TIC’s no ambiente escolar. Os sujeitos da pesquisa demonstram ser importante o uso das TIC’s com recursos didáticos no auxílio do processo de ensino-aprendizagem, acrescentando que falta infraestruturas para que seu uso seja mais efetivo.

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