Políticas Editoriais

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Visão Geral

O Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação, em sua quinta edição, é um evento dedicado a discutir de maneira ampla a regulamentação da Educação Social como profissão no Brasil, a formação deste profissional e as áreas de atuação que entendem a Pedagogia Social como a Teoria Geral da Educação Social. Em face da opção política do atual governo de fazer do "Brasil, pátria educadora", o V CIPS tem como lema questionar o lugar que deve ocupar "A Educação Popular, Social e Comunitária nas Políticas Públicas no Brasil" em um momento em que se discute o Sistema Nacional de Educação, o Plano Nacional de Educação, a Reforma do Ensino Médio, a destinação dos recursos do Pré-Sal à Educação, a redução da maioridade penal da adolescência e a violência contra a juventude pobre e negra das periferias, dentre tantos outros temas. No Simpósio de Pós-Graduação serão apresentadas pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que investigam as demandas da sociedade relacionadas à cultura, ao lazer, ao suprimento de necessidades básicas, ao atendimento a populações em situação de vulnerabilidade e risco, ao trabalho, à formação continuada, à sustentabilidade, aos direitos humanos, dentre tantas outras. A partir das relações entre as experiências internacionais e as práticas educativas populares, sociais e comunitárias realizadas no Brasil. Espera-se que a realização desse congresso possa trazer uma importante contribuição para a educação brasileira, em suas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais que se efetivam em espaços sociais diversificados, para além da escola e da sala de aula. Como um corpo de conhecimentos que serve como teoria geral para as práticas de Educação social, porpular e comunitária no Brasil e como disciplina científica ao mesmo tempo, a Pedagogia Social conta com tradições próprias de pensamento na Europa e em certa medida na América Latina. Ainda assim, o que no Brasil entendemos como Teoria Geral da Educação Social será problematizada enquanto teoria dos conflitos sociais, os quais marcam as instituições e os sujeitos, notadamente em espaços não escolares. Decorre daí a nosso ver, a importância de um congresso internacional, que com um amplo leque de atividades, ajude a fortalecer o debate teórico, as práticas humanas e a profissionalização na área.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

DOS TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL

As Comunicações Orais serão feitas, exclusivamente, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Entende-se por Comunicação Oral os trabalhos resultantes de pesquisas de mestrado acadêmico ou profissional, doutorado e pós-doutorado ou de grupos de pesquisa relacionados à Pedagogia Social. A apresentação dos trabalhos selecionados requerem a presença física de pelo menos um dos(as) autores(as) para sua comunicação.

A apresentação para esta modalidade é reservada para pesquisadores na área da Pedagogia Social, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores de programas de pós-graduação stricto sensu.


Os resumos deverão ser enviados, selecionados e, se classificados, apresentados em um dos Grupos de Trabalho indicados na Política de Modalidade.

Todos os candidatos à Comunicação Oral de trabalhos remeterão à Comissão Científica, por meio de formulário eletrônico específico para este fim, Resumo em formato .doc ou equivalente, sem nenhuma forma de identificação, com as seguintes especificações:

 

  Resumo de no máximo 400 palavras em português, contando os espaços;

  Registro de até cinco descritores como palavras-chave;

  O Resumo deve conter:

  Objetivo;

  Problema;

  Indicação da fundamentação teórica e metodológica;

  Metodologia de pesquisa;

  Discussão dos Resultados, ainda que preliminares;

 

Após a seleção, os candidatos aprovados remeterão à Comissão Científica artigo completo com as seguintes especificações:

  Texto entre 32.000 e 52.000 caracteres, com espaços, tipo Arial tamanho 12, incluindo eventuais quadros, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas;

  Redação em páginas tamanho A4;

  Margens inferior e direita de 2,5cm;

  Margens esquerda e superior de 3cm;

  Título do trabalho;

  Nome dos autores, se for o caso, com as referências acadêmicas e endereço de e-mail imediatamente abaixo do título e à direita;

  Objetivo;

  Problema;

  Justificativa;

  Embasamento teórico-metodológico;

  Metodologia de pesquisa;

  Resultados;

  Bibliografia.

Só serão publicados os artigos que forem selecionados pela Comissão Avaliadora. 

 

 PARA FAZER A INSCRIÇÃO UTILIZE O NAVEGADOR FIREFOX

 


R E A L I Z A Ç Ã O
Faculdade Estácio de Sá                 Ifes                UFES                 Radier
A P O I O
Fundacao de Amparo a Pesquisa e Renovacao do Espírito Santo