Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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O CONCEITO DE POLÍGONOS CÔNGRUOS, UM ESTUDO COM OBJETOS VIRTUAIS NO SOFTWARE GEOGEBRA

Nilce Fátima Scheffer

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O estudo contempla reflexão a respeito da utilização de objetos virtuais de aprendizagem na discussão do conceito de polígonos côngruos. O problema de pesquisa considera as contribuições dos objetos de aprendizagem, os argumentos matemáticos e representações na discussão de conceitos geométricos. A pesquisa qualitativa é desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola pública de Chapecó SC. A coleta de dados considera sessões filmadas da interação com os objetos de aprendizagem no laboratório de informática. A organização e análise dos dados, consideram categorias de conteúdo, contempla o referencial a respeito de representações e TIC na abordagem sociocultural, além da argumentação matemática dos participantes. Os resultados destacam que os objetos de aprendizagem e suas atividades têm contribuído na transformação e discussão dos conceitos geométricos, atributos dos objetos matemáticos e definições.


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