Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DO APP INVENTOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA: CONSTRUINDO APLICATIVOS PARA O CÁLCULO DE ÁREAS.

EUNA SOUSA ARAUJO SANTOS, Adriana da Costa Barbosa

Última alteração: 2018-04-20

Resumo




Resumo: O presente trabalho relata uma experiência no ensino-aprendizagem do conceito de área nas séries finais do ensino fundamental por meio da tecnologia. O estudo ocorreu em uma escola com uma turma do 8º ano em Posto da Mata – BA no período de março de 2016 a setembro de 2016.Sendo seu principal objetivo descrever as atividades de criação de aplicativos para o cálculo de áreas usando a plataforma de programação gratuita App Inventor. A contribuição deste estudo sinaliza desafios à prática docente no tocante a inserção da tecnologia digitais móveis nas salas de aula, considerando os impactos que os avanços tecnológicos projetam na educação, como também apontam a multimídia, como ação motivadora ao processo de aprendizagem dos alunos em disciplinas escolares. A pesquisa é um estudo de caso, de cunho qualitativo que se propõe a utilizar o App Inventor, como instrumento da prática pedagógica, visando proporcionar um entendimento significativo do cálculo de área por meio da programação para dispositivos móveis. Para tanto, o referencial teórico se sustenta na abordagem teórica do construtivismo de Piaget e construcionismo de Papert, pois as experiências nesse campo de estudo são de grande valor pedagógico e de motivação visto que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento. Durante a realização do trabalho, foi possível observar compreensão do cálculo de área de diferentes figuras planas, um aumento da motivação e do interesse dos alunos na realização das atividades propostas e também a demonstração de euforia na realização das atividades e o desejo que a atividade fosse repetida.

 

 


Texto completo: PDF