Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CURSO OFERTADO A DISTÂNCIA COM ÊNFASE EM ATIVIDADES COLABORATIVAS

Isaura Alcina Martins Nobre, Mariella Berger Andrade, Solimara Ravani Sant'Anna

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Este artigo visa por meio da oferta do curso, de formação continuada de professores, “Tecnologias Digitais como apoio ao Ensino de Matemática”, analisar a importância das atividades colaborativas, a partir do uso de Tecnologias Digitais por professores de Matemática. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, a partir de observação participante, acerca das percepções dos alunos-docente do curso. Os resultados apontam para a importância dada ao planejamento conjunto, ao compartilhamento de saberes e fazeres por meio do diálogo, bem como a reflexão sobre suas práticas. Constatamos, assim, que a formação continuada precisa contemplar espaços colaborativos para “estar junto” e “fazer junto”.


Texto completo: PDF