Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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APROPRIAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Maria Edwirgem Ribeiro da Silva, Alex Jordane

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Este trabalho envolveu a problemática da utilização de dispositivos móveis e aplicativos por licenciandos ao planejar tarefas matemáticas, inseridos em uma disciplina de Informática na Educação Matemática. Esta pesquisa foi realizada de forma presencial (realização de atividades, roda de conversa, etc.), bem como no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle com postagem de tarefas, leitura de material bibliográfico e fóruns. Os sujeitos foram 35 estudantes de uma turma de 2º período de licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior do ES. Os licenciandos foram convidados a participar de uma prática pedagógica em sala de aula que objetivou o planejamento de atividades matemáticas, mediadas pelo uso de tecnologias digitais, para estudantes de educação básica. Nesse processo, elementos como metodologias de ensino, práticas pedagógicas, recursos didáticos, entre outros que compõem o processo educativo também fizeram parte de nossas discussões teóricas. Os licenciandos usaram tablets com os aplicativos Broken calculator e Equações de segundo grau no planejamento de atividades matemáticas. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Observação Participante que teve como base teórica Bairral (2012; 2013; 2015), Borba, Silva e Gadanidis (2014), Fiorentini (2005), Frota e Borges (2004), entre outros que discutem o uso de tecnologias digitais como ferramentas que devem ser exploradas com finalidade didático-pedagógica para o ensino e, em particular, para o ensino de Matemática na formação inicial de professores. Com esta pesquisa, intencionamos propiciar a esses licenciandos discussões sobre o uso didático pedagógico de tecnologias digitais e situações de ensino que futuramente irão vivenciar nas salas de aulas da educação básica. Os resultados sugerem a integração de tecnologias digitais às metodologias de ensino, de modo que sejam usadas para favorecer construção de conhecimentos matemáticos.


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