Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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MOBILIZAÇÃO DE SABERES DE LICENCIANDOS AO UTILIZAREM O GEOGEBRA

Wanessa Coelho Badke, Alex Jordane

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Este trabalho foi produzido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo com o objetivo de obtenção do título de mestre da primeira autora. A pesquisa em questão almejou analisar a mobilização de saberes docentes de licenciandos que cursaram a disciplina Informática na Educação Matemática no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, ofertada no segundo semestre do ano de 2015. Tal curso se consolidou por meio do desenvolvimento de oficinas que integraram atividades Matemáticas ao software de Geometria dinâmica, GeoGebra, por meio de uma abordagem construcionista. As oficinas visaram inferir acerca da mobilização de tais saberes e de promover novas formas de fazer Matemática com Tecnologias Digitais aos cursistas. Relevamos neste trabalho a importância desta discussão diante do atual cenário socioeducacional tecnológico no qual estamos inseridos. Uma vez que, são poucos os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura que contemplam esta discussão em sua proposta.  E, ainda, quando entramos no âmbito de discussões acerca dos saberes necessários à formação docente na formação inicial a carência de textos e trabalhos sobre esta temática também é grande. Após percorreremos todo o trajeto trilhado, e aqueles que não estavam no roteiro, foi possível inferir que o modelo de formação de proposta tem potencial de mobilizar saberes necessários para a docência dos sujeitos nela envolvida, e ainda, que o suporte das Tecnologias Digitais na Educação Matemática pode potencializar novos modos de aprender e ensinar Matemática. Deste modo, trazemos alguns apontamentos proeminentes da investigação que se se deu no processo de formação inicial desses estudantes para que tais discussões sejam fomentadas. 

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