Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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MODELAGEM FUZZY E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM DIÁLOGO ENVOLVENDO O CONFORTO AMBIENTAL

Josiene Senhor da Silva

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar os tratamentos e conversões de registros de representações semióticas, utilizadas pelos alunos, durante uma atividade de Modelagem Fuzzy, para avaliar o problema de conforto ambiental de um espaço educacional, de acordo com a concepção de Modelagem Matemática de Rodney Bassanezi. Os alunos trabalharam com representações de situações da vida real, e vivenciaram processos de conversão para outros tipos de representações, como tabelas e gráficos, de forma a interpretar e compreender melhor os dados subjetivos. A análise foi realizada a partir da produção textual dos alunos durante a Modelagem Fuzzy, tendo como instrumento a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Na análise dos dados, verificou-se que os alunos apresentaram dificuldades em realizar algumas conversões de uma representação semiótica para outra, contudo nos fizeram entender a importância da utilização de mais de uma representação para uma melhor compreensão do objeto estudado pelo aluno. 


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