Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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I FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PRIMEIRA ANÁLISE

Nilton Silveira Domingues, Marcelo Carvalho Borba

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O “I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática” surge dentro do projeto de pesquisa “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. O projeto tem como objetivo principal compreender as possibilidades da construção colaborativa e utilização de vídeos na formação de professores das Licenciaturas em Matemática da UAB, com ramificações para escolas da Educação Básica e Licenciaturas em Matemática presenciais. Os vídeos produzidos para o festival devem conter ideias matemáticas, as quais serão avaliadas, de modo que se tenham alguns vencedores. O vídeo digital, compreendido na quarta fase das tecnologias digitais (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2014), é entendido como um artefato multimodal que pode expressar determinadas ideias matemáticas por meio de oralidade, escrita, gestos, expressões corporais e sons (WALSH, 2011). O Projeto conta com pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado que analisam, a partir de diferentes referenciais teóricos, aspectos presentes nos vídeos, bem como no processo produção. A pesquisa de doutorado do primeiro autor deste trabalho está relacionada ao impacto desse primeiro Festival para com os envolvidos (DOMINGUES, 2016). Participaram do Festival 109 vídeos enviados por representantes de 15 estados brasileiros para o site www.festivalvideomat.com. Dentre as particularidades do I Festival a serem analisadas, estão: Investigar peculiaridades do processo de produção dos vídeos dentro e fora da sala de aula; Investigar a interação dos envolvidos com os vídeos do festival; Analisar o interesse dos participantes; e Analisar a disseminação e desdobramentos dos vídeos nas práticas dos envolvidos com o festival. Espera-se que o entendimento e as discussões desse Festival de Vídeos de nível Nacional façam com que a produção e uso de vídeos se torne uma tendência nessa quarta fase das tecnologias digitais junto às demais tendências mencionadas em (BORBA ET AL, 2016).

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