Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Sandro Ricardo Silva, Sueli Liberatti Javaroni, Marcelo Carvalho Borba

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem como objetivo investigar o uso e a produção de vídeos, como artefatos multimodais, por alunos do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Alagoas, vinculado a Universidade Aberta do Brasil. Está sendo desenvolvida a partir de características qualitativas devido a subjetividade do objetivo. A Teoria Fundamentada nos Dados foi utilizada para organizar e análisar dos dados produzidos a partir de observações participantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem, entrevistas com as professoras das disciplinas de Estágio Supervisionado, questionários aplicados aos alunos e professores do curso investigado, vídeos com conteúdo matemático produzidos pelos licenciandos, trocas de e-mails e WhatsApp e análise do Projeto Pedagógico do Curso. Os dados que foram produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático e pedagógico. O recurso didático relaciona-se ao auxílio que os licenciandos encontram nos vídeos no intuito de suprir as dificuldades encontradas ao cursar as disciplinas do curso de licenciatura na modalidade a distância, o pedagógico está direcionado ao uso dos vídeos pelos licenciandos/professores na sala de aula da Educação Básica. Diante dessas informações, emergiram duas categorias de análise: “O uso de vídeos como auxílio didático para licenciandos de um curso de Matemática na modalidade a distância”, “O uso de vídeos como recurso pedagógico para licenciandos/professores em sala de aula”. Tais categorias foram desenvolvidas segundo suas propriedades e dimensões em que foi destacado o vídeo como artefato multimodal, a visualização e a experimentação ganham destaque no construto seres-humanos-com-mídias e a maneira qualitativamente diferente de produção de conhecimento. A pesquisa em questão está vinculada a um projeto maior financiado pelo CNPq, sob o número 400590/2016-6. A maneira inovadora desta pesquisa representa uma tentativa de aproximar a Universidade da Educação Básica no intuito de relacionar as pesquisas desenvolvidas nas universidades com o ambiente escolar.


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