Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTIMULANDO A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE ARTEFATOS E VÍDEOS DIGITAIS SOBRE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Marcelo Batista de Souza, Marcelo de Carvalho Borba

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O conhecimento sobre Matemática oferece ao indivíduo possibilidades de interagir e de compreender o espaço em que ele vive. O presente artigo destaca um trabalho realizado no ensino de Geometria Analítica, mediado por tecnologias que apoiaram as atividades desenvolvidas na sala de aula. Inicialmente, os artefatos e vídeos (digitais) utilizados foram elaborados pelo professor sobre conteúdos da disciplina e todos eles podiam ser acessados pelos estudantes, na plataforma online da Universidade. Este material serviu como um recurso complementar às atividades desenvolvidas no decorrer do semestre letivo, nos atendimentos extraclasses (professor e monitoria) e fomentaram a discussão nos momentos de encontro presencial. As anotações feitas na sala de aula e nos atendimentos inspiraram esta produção, que foi pensada nos estudantes, para esclarecer possíveis dúvidas sobre conceitos e minimizar as dificuldades relacionadas a exercícios que requeriam demonstrações matemáticas. O objetivo foi estimular os estudantes a desenvolverem atividades na sala de aula utilizando a manipulação de softwares, o desenvolvimento de artefatos e a produção de vídeos. A abordagem proporcionou aos estudantes aprenderem Matemática enquanto produziam conhecimento e avanços do calcular (mecanicamente) para o pensar, o ler, o interpretar, o compreender, o argumentar, o (re) calcular, o relacionar e o visualizar. Aspectos da estatística descritiva são utilizados para contextualizar a proposta e a metodologia qualitativa deu suporte para a compreensão dos fenômenos observados. A ênfase dada à pesquisa foi na observação participante. A aplicação de questionários, as anotações do diário de campo e as conversas informais foram os procedimentos adotados para coletar os dados. O conjunto dos resultados alcançados sugere uma reflexão sobre a inserção da tecnologia no processo educacional.

Texto completo: PDF