Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA AOS USOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Náysa Taboada

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Neste estudo tecemos um recorte de pesquisa privilegiando uma proposta de aula de educação estatística no 1º ano do ensino fundamental aos usos da tecnologia partindo do pressuposto que com o avanço do uso das tecnologias computacionais no ambiente escolar e com alunos cada vez mais conectados ao mundo virtual, os docentes podem utilizar os objetos de aprendizagem virtuais em seus planejamentos e podem realizar intervenções de forma a favorecer a aprendizagem. Após uma pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem exploratória, em uma escola no Município de Guarapari - ES foi elaborado em conjunto com uma das professoras de 1º ano, um plano de aula aos usos do laboratório de informática acerca da Educação Estatística nos anos iniciais. A partir dessa experiência foi possível observar a participação ativa dos alunos, assim como as mediações pedagógicas realizadas no decorrer da aula.  Por conseguinte produzimos dados que subsidiam as conclusões sobre como o uso dos recursos computacionais nos anos iniciais ainda é uma prática incipiente, sobretudo nas aulas de Matemática e a importância da formação de professores na reflexão pedagógica associada aos usos da tecnologia como recurso didático.  Esse trabalho investigativo subsidiou a construção de um site intitulado “Educa Estatística” voltado para professores, onde expomos sugestões de atividades, narrativas de professores, objetos de aprendizagem, reflexões, além de artigos e pesquisas relacionados a temática.


Texto completo: PDF