Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O QUE INFLUENCIA NA FORMA COMO OS ALUNOS COMUNICAM UMA IDEIA MATEMÁTICA POR MEIO DO VÍDEO?

Bárbara Fontes Fontes, Marcelo de Carvalho Borba

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O presente artigo aborda sobre uma pesquisa, em andamento, que está inserida no projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, denominado E-licm@t-Tube, aprovado pelo Edital Universal do CNPq (Processo nº 400590/2016-6) e pelo Edital Produtividade em Pesquisa (Processo nº 303326/2015-8). Tal pesquisa possui enfoque qualitativo e tem como interesse interpretar de que forma os alunos do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul comunicam ideias matemáticas por meio do vídeo. A produção dos dados ocorreu durante o acompanhamento de duas turmas de Estágio Obrigatório III, na realização de uma atividade na qual foram construídos vídeos com conteúdos matemáticos. Os dados são os registros escritos das observações que foram feitas no WhatsApp (das interações entre os sujeitos da pesquisa), os próprios vídeos, roteiros dos vídeos, caderno de campo e entrevistas semiestruturadas já realizadas. As análises dos dados produzidos estão sendo realizadas com base na triangulação de fontes e métodos. Pretende-se neste artigo, abordar alguns resultados prévios da pesquisa ao discutir sobre alguns fatores que influenciam na forma como as informações foram comunicadas pelos alunos, a saber: experiência na produção de vídeos, disciplina na qual foi solicitada a atividade e a visão do aluno a respeito da matemática e seu ensino. 

Texto completo: PDF