CAPTURA DE ARGUMENTOS MATEMÁTICOS EM UMA ATIVIDADE SOBRE QUADRILÁTERO EM UM AMBIENTE VIRTUAL SÍNCRONO COM GEOGEBRA
Última alteração: 2018-04-05
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o ambiente Virtual Math Team com GeoGebra (VMTcG) e verificar as possíveis contribuições deste ambiente na aprendizagem matemática em atividades de Geometria Euclidiana Plana, especificamente com análise de atividades de quadriláteros com discentes do Ensino Médio. A utilização de ambientes de geometria dinâmica (AGD) como o GeoGebra favorece na construção de inúmeros conceitos matemáticos, por meio de experimentações, visualizações e investigações que podem levar à construção de justificativas e de argumentações matemáticas. O software GeoGebra vem sendo usado com esse intuito em diversas pesquisas, porém em utilizações que haja interações online ainda é escassa na Educação Matemática. Desta maneira, traremos uma análise das interações dos discentes juntamente com suas argumentações, a partir de suas conjecturas em atividades implementadas em duas salas do VMTcG, que ocorreram no segundo semestre de 2017.
Texto completo: PDF