Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FUNÇÃO QUADRÁTICA E GEOGEBRA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE EJA

Arlen Pinheiro de Lacerda

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Resumo:

O presente texto tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa, de mestrado profissional, em fase inicial, com intuito de implementar o ensino de função quadrática com GeoGebra em uma turma de EJA, sob a ótica da teoria da Gênese instrumental proposta por Rabardel (1995). As atividades estão planejadas para apresentar a relação entre a função quadrática, seus coeficientes, discriminante, raízes e vértice da parábola usando o software GeoGebra. Particularmente, a pesquisa objetiva analisar implicações do uso do GeoGebra na análise do aprendizado desses conceitos. Como forma de coleta de dados estão previstos: diários de campo, respostas para as atividades e captura de telas. A pesquisa insere-se em um contexto no qual os alunos não tiveram oportunidade de seguir os estudos de forma regular, com idade e série indicada. Trata-se de uma investigação na própria prática e o estudo exploratório ocorreu nos meses de maio a julho de 2017.

Texto completo: PDF