Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E EM REDES SOCIAIS NO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo, analisar habilidades do pensamento geométrico construídas durante interações e resoluções de atividades sobre sólidos geométricos, realizadas em sala de aula e em redes. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída em 2015,  e que propôs integrar ambiente presencial (sala de aula) e ambiente virtual (rede social Facebook). As discussões teóricas versam sobre o processo de ensino e aprendizagem de geometria, fundamentando-se na Teoria de Van Hiele e nas concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização. No que diz respeito às discussões sobre utilização das tecnologias da informação e comunicação e às relações de interação em ambientes virtuais, recorremos aos trabalhos de Marcelo Bairral. A pesquisa foi desenvolvida com 89 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo e ocorreu de maio a julho de 2014. Para este texto, selecionamos uma das atividades desenvolvidas durante a pesquisa, destacado as habilidades geométricas construídas pelos alunos por meio das interações nos dois ambientes. Dessa forma, ao analisar essas habilidades, foi possível concluir que determinados tipos de interlocuções são mais favoráveis à aprendizagem e que, algumas habilidades do pensamento geométrico são construídas lenta e implicitamente, até se tornarem conscientes. 


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