Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PESQUISADORES PENSANDO ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O GEOGEBRA: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Vinícius dos Santos Honorato, Ricardo Rodrigues da Silva Scucuglia

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Considerar a experimentação-com-tecnologias e a investigação matemática, ao se elaborar uma atividade, significa refletir sobre significativos aspectos das perspectivas propostas, como: manipulação dinâmica de objetos construídos, formulação de questões, exploração de diversas formas de resolução, formulação de conjecturas, caráter aberto, dinâmico e exploratório, manipulação de objetos, caráter aberto de enunciado, possibilidade a argumentação à demonstração, ensino e aprendizagem  de Matemática de modo alternativo. O objetivo desta pesquisa de mestrado é buscar conhecer de que forma ocorre o processo de elaboração de atividades de Geometria Espacial com a utilização do software GeoGebra. Os sujeitos foram quatro pesquisadores em Educação Matemática que, colaborativamente, elaboraram e discutiram as tarefas desenvolvidas. O intuito era conhecer de que forma ocorriam as negociações a respeito de como estruturar uma atividade que se encaixasse nas teorias propostas inicialmente. As discussões presenciais foram documentadas em filmagem e as não-presenciais foram realizadas em um grupo do Facebook, onde as diferentes versões de cada atividade eram postadas. Tal processo de elaboração pôde ser caracterizado pelos diversos momentos de aprendizagem dos pesquisadores envolvidos, que ao considerarem a utilização de ferramentas específicas no software, compreendiam o salto qualitativo que a tecnologia proporcionava em relação ao conteúdo matemático explorado. A construção colaborativa de enunciado foi marcada por intervenções ocorridas durante o processo, onde cada sujeito colocava seu ponto de vista durante uma discussão, expondo suas ideias e também considerando opiniões dos demais. Ou seja, um trabalho em que todos argumentavam com o mesmo objetivo: elaborar atividades matemáticas investigativas e experimentais com tecnologia. A pesquisa contribui com a possibilidade de um olhar sobre as discussões a respeito do desenvolvimento de tarefas matemáticas num âmbito acadêmico, que frequentemente é responsável por formação inicial e continuada de professores. Da mesma forma, são apresentadas propostas inovadoras para o ensino de Geometria Espacial mediante as atividades desenvolvidas.


Texto completo: PDF