Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO COM RECURSOS VARIADOS

Thaís Fernanda de Oliveira Settimy, Marcelo Almeida Bairral

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


A Geometria possibilita o desenvolvimento da experimentação, representação e argumentação assim como também estimula a imaginação e a criatividade. Assim, seu papel dentro do currículo de Matemática deve ser refletido, pois através dela podemos entender as representações geométricas que fazem parte do nosso cotidiano. A presente pesquisa tem como foco a visualização e objetiva a análise do aprendizado dos participantes em atividades de Geometria Espacial, utilizando recursos variados, como papel e lápis, planificações articuladas, sólidos em acrílico e o software GeoGebra. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, onde as implementações ocorreram em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Angra dos Reis. Identificamos inicialmente que os sujeitos demonstraram dificuldades na visualização e representação das vistas de figuras geométricas espaciais, o que mostra a necessidade de implementação de atividades que explorem o raciocínio visual. A visualização consiste em um processo individual que não é inato e, portanto, precisa ser ensinado. Desta forma, acreditamos que a utilização de recursos variados em sala de aula traz diferentes contribuições de modo a estimular e enriquecer o pensamento visual particular de cada sujeito.


Texto completo: PDF