Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Solange Sardi Gimenes, Aparecida Ferreira Lopes

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Esse relato descreve uma experiência na abordagem construcionista vivenciada em uma escola do estado do Espírito Santo por alunos do 1º ano do Ensino Médio. Nela o aluno ao tomar como modelo o processo descrição-execução refletindo sobre a sua construção e, a partir do próprio erro ele pode seguir e fazer a depuração. O objetivo foi verificar a contribuição na aprendizagem desses alunos a partir do erro por meio da programação de jogos usando o programa scratch. Foram propostas atividades planejadas de maneira intencional, dando oportunidades ao aprendiz de resolverem problemas relacionados à reta numérica e ao plano cartesiano.  Nesse processo educativo o aluno se torna o centro. Os dados foram produzidos por meio de questionários durante o processo, observações anotadas pela professora e registros das atividades desenvolvidas pelos alunos. Podemos destacar resultados com alunos mais independentes em ousar, experimentar, analisar, representar e argumentar na construção da atividade proposta. Além de aulas mais atrativas e motivadoras.

 


 


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