VIDEOPROCESSO E A SOLUÇÃO VISUAL PARA UM PROBLEMA VERBAL DE MATEMÁTICA
Última alteração: 2018-04-05
Resumo
A solução visual de problemas de Matemática é pouco valorizada, mas pode ser um diferencial para sua compreensão, sobretudo daqueles com mentes mais imagéticas do que proposicionais. Nesse sentido, cinco estudantes elaboraram colaborativamente um videoprocesso seguindo o modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement e Evaluate), amplamente utilizado no design instrucional de recursos digitais, com intuito de desenvolver um meio alternativo que favorecesse a compreensão do problema. Os alunos percorreram todas as etapas do ADDIE, desde a concepção da ideia, criação do roteiro (story board) até a edição e divulgação. Os cinco alunos declararam que o envolvimento na produção do vídeo potencializou seus entendimentos, inclusive permitindo prever obstáculos para a solução do problema por outros resolvedores, a partir de suas próprias experiências. Propomos como continuidade o uso de videoprocessos para outros alunos em novos problemas, a fim de estimular o pensamento matemático por soluções visuais, para além da proposicional.
Texto completo: PDF