Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIDEOPROCESSO E A SOLUÇÃO VISUAL PARA UM PROBLEMA VERBAL DE MATEMÁTICA

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Julia Schaetzle Wrobel, Márcia Gonçalves de Oliveira, Elton Vinícius da Silva, Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


A solução visual de problemas de Matemática é pouco valorizada, mas pode ser um diferencial para sua compreensão, sobretudo daqueles com mentes mais imagéticas do que proposicionais. Nesse sentido, cinco estudantes elaboraram colaborativamente um videoprocesso seguindo o modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement e Evaluate), amplamente utilizado no design instrucional de recursos digitais, com intuito de desenvolver um meio alternativo que favorecesse a compreensão do problema. Os alunos percorreram todas as etapas do ADDIE, desde a concepção da ideia, criação do roteiro (story board) até a edição e divulgação. Os cinco alunos declararam que o envolvimento na produção do vídeo potencializou seus entendimentos, inclusive permitindo prever obstáculos para a solução do problema por outros resolvedores, a partir de suas próprias experiências. Propomos como continuidade o uso de videoprocessos para outros alunos em novos problemas, a fim de estimular o pensamento matemático por soluções visuais, para além da proposicional.


Texto completo: PDF