Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3° Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância

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PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL E MOTIVAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA

Julia Schaetzle Wrobel, Teresa Cristina Janes Carneiro, Melissa Martins Fazio, Clarissa Lopes Trojack

Última alteração: 2022-06-27

Resumo


A literatura acadêmica apresenta as tecnologias digitais como potencial motivador dos alunos, mas é preciso definir e mensurar Motivação para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas. Nos debruçamos sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisamos estatisticamente se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática, utilizando a Escala de Motivação para Aprender (EMA) adaptada a um cenário de PMD. A pesquisa contou com 164 estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, participantes do 2º Festival de PMD. Nesse contexto, e com um pequeno ajuste, a escala mostrou-se válida. As respostas com maior índice de concordância estão relacionadas à Motivação Intrínseca, associada ao compromisso dos alunos com qualidade e melhores resultados de aprendizagem. Confirmamos que as PMD têm efetivamente um grande potencial como estratégia de ensino e que devem ser fomentadas nas salas de aula.