Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PESQUISA OPERACIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM LOGÍSTICA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Lara Sossai Correa da Costa, Diego Silva Guimarães, Lauro Chagas e Sá, Bianca Passos Arpini

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A logística, como atividade, já está estabelecida no Brasil há aproximadamente quatro décadas. Até então, seu ensino sempre fez parte de cursos como Administração e Engenharia de Produção. Nesse contexto, o presente trabalho procura suscitar reflexões sobre como a Pesquisa Operacional pode favorecer a formação profissional do técnico em logística, a partir de uma experiência de ensino. A Programação Linear, em especial, é uma das técnicas de otimização usadas para solucionar problemas de produção e distribuição. Sua solução pode ser manual, através do método algébrico e gráfico ou ainda com uso de softwares como Geogebra, Lingo e Lindo (SÁ, et al., 2017). Mas como os alunos da Educação Profissional de nível médio lidam com a modelagem matemática para a resolução de problemas logísticos, com uso de Programação Linear? A luz deste questionamento, analisamos neste relato a participação de um grupo de estudantes do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio do Ifes campus Viana durante um minicurso de Programação Linear. No que se refere ao aspecto metodológico, iniciamos com um estudo bibliográfico sobre pesquisa operacional, em especial a Programação Linear, e suas aplicações no campo da Logística (SÁ; ARPINI; SANTOS, 2018). A partir desta etapa, foi elaborado um material didático para os alunos, que versava sobre Programação Linear, o uso do software gratuito Lingo e aplicações em problemas de logística. Posteriormente, realizamos um minicurso para os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro. O minicurso foi realizado em três horas, no Laboratório de Informática, sendo o mesmo conteúdo ministrado em dois dias não consecutivos, porém para públicos diferentes. A atividade foi dividida em dois momentos: discussões sobre a temática “Programação Linear” e suas aplicações na logística; e resolução de um problema prático de Logística. Nesta segunda etapa, os estudantes estavam organizados em grupos, mas cada um em seu computador, utilizando o Lingo. Entre as duas experiências de ensino, observamos que a segunda turma se mostrou mais interessada no projeto em questão. Nesta oportunidade, cada aluno recebeu um problema diferente para resolver e todos buscaram solucionar inicialmente individualmente e depois em grupos, o que tornou o minicurso mais dinâmico. Em contrapartida, parte do primeiro grupo não se envolveu tanto e precisou muito do auxílio dos colegas. Com isto, corroboramos que a interdisciplinaridade suscitada com problemas de programação linear promove, de fato, a relação entre conceitos da formação básica e do núcleo profissional (SÁ; GUAITOLINI; ALVES, 2016), mas chamamos a atenção que o mundo do trabalho, por si só, não se caracteriza como contexto estimulante. Portanto, é importante que os educadores matemáticos se preocupem não somente para a finalidade do que se ensina, mas também para como esse processo educativo acontece.