Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FUNÇÃO AFIM: UMA EXPERIÊNCIA COM A ANÁLISE DE PLANOS DE TELEFONIA

Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira, Jessica Schultz Kuster

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Apresentamos uma experiência pedagógica vivenciada numa escola da rede estadual no município de Vitória-ES, com cinco turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional[1]. Realizamos uma atividade utilizando como metodologia a resolução de problemas envolvendo a análise de planos de telefonia. O uso dessa metodologia está previsto no Guia de Implementação da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo: “A resolução de problemas como metodologia tem a proposta avançar num ensino que integre conteúdos e articule conhecimentos” (ESPÍRITO SANTO, 2009, p.22). Entendemos problema como uma questão em que há o interesse de se resolver, onde se busca estratégias apropriadas para atingir determinado objetivo, mas que ainda não estão completamente definidas ou atingíveis (POLYA, 1945; SOUZA E GUIMARÃES, 2015). Pensando nesta vertente, esta atividade foi planejada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional – EMEP, que tem como objetivo investigar práticas com matemática nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio, na educação profissional e no ensino superior, os quais os autores fazem parte. Uma das estratégias de trabalho do EMEP consiste no apoio dos professores como observadores e/ou mediadores na aplicação das atividades em salas de aula.  O objetivo dessa atividade foi introduzir os conceitos de função afim, a partir da taxa de variação constante de preços e gigabytes de dados móveis oferecidos por planos de uma operadora de telefonia. Também tivemos como proposta incentivar o desenvolvimento da abstração e de generalização na matemática de forma investigativa, além de valorizar o trabalho colaborativo na busca de estratégias para resolução de problemas. Solicitamos que os alunos se dividissem em grupos com quatro componentes a fim de permitir reflexões e análises em conjunto, além de um ambiente de reflexão e discussão sobre a atividade proposta. Orientamos que utilizassem suas próprias estratégias e materiais de apoio, na resolução da sequência de atividades, como calculadora, celular e rascunhos. Apresentamos nove planos de telefonia com seus respectivos valores e serviços oferecidos. Ressaltamos que as atividades seriam lidas sequencialmente pelo professor e em seguida seria delimitado um tempo para que cada grupo pudesse respondê-la. No entanto, alguns grupos resolveram as atividades mais rapidamente e a partir de então, os grupos passaram a receber orientações particulares. À medida que cada questão era resolvida por todos os grupos, iniciava-se um momento de socialização das estratégias utilizadas e dos resultados encontrados. Por fim, fizemos uma análise geral da atividade, estabelecendo relações entre os registros fornecidos pelos alunos e as observações realizadas pelos professores e alunos no decorrer das aulas. Acreditamos que o uso de tal estratégia de ensino-aprendizagem proporcionou aos alunos o desenvolvimento conceitual de função afim de forma mais contextualizada e significativa.


[1]  O aluno cursa o ensino médio integrado à educação profissional nas escolas estaduais, com duração de quatro anos, em horário parcial ou duração de três anos, em horário integral elevando a sua escolaridade. Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo – Sedu/ES