Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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INTERSEÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A BIOTECNOLOGIA E QUÍMICA EM CONTEXTO

Thamires Belo de Jesus, Maicon Saar Alves, Amanda de Oliveira Stoffel

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A Biotecnologia está sendo utilizada para a melhoria da qualidade de vida da população a medida que atua na área do meio ambiente e saúde. Por meio da atuação da biotecnologia é possível desenvolver ferramentas para minimizar problemas causados pela fome; metodologias para prevenção, diagnóstico e cura de doenças; criar alternativas à utilização de combustíveis fósseis na geração de energia; entre outras. Este trabalho tem por objetivo mapear os conteúdos de química e biotecnologia que possuem estreita relação com os conteúdos matemáticos, além de analisar como a matemática contribui para o desenvolvimento das áreas tecnológicas de química e biotecnologia. Como percurso metodológico, realizamos um estudo prévio das disciplinas a fim de verificar as primeiras interseções entre matemática e área profissional; posteriormente elaboramos um roteiro de entrevistas para coletar os dados juntos a sete professores da área profissional em química e biotecnologia; em seguida os dados foram transcritos e classificados em categorias em uma tabela com as interseções existentes entre os conteúdos da área de matemática, química e biotecnologia. Num primeiro momento a estreita relação entre biotecnologia e matemática foi constada por meio das entrevistas, como ilustrado pelas palavras de um professores participantes do estudo: “Existe relação entre a matemática e a biotecnologia porque nós trabalhamos muito com medidas, medidas de células, medidas de organelas, medidas de organismos. Nós trabalhamos, também, com volumes, com diluições que precisa entender de exponencial, como que a gente dilui, pra saber a quantidade de organismos. Então, todas as contagens de organismos, são feitas por equações matemáticas. Não tem como trabalhar com biotecnologia se não tiver uma boa base em matemática” (PROFESSOR, A, 2017). As entrevistas nos forneceram maior conhecimento a respeito da aplicação da matemática no contexto da biotecnologia e química. De posse da transcrição das entrevistas, realizamos um mapeamento de todos os conteúdos da matemática, química e biotecnologia citados pelos professores e classificamos em categorias. Como resultado do estudo, identificamos três grandes áreas de interseção entre matemática e biotecnologia, a saber: “Botânica, funções e geometria”, “Botânica aplicada, escalas e proporção” e “Microbiologia, funções exponenciais e funções logarítmicas”. Em relação às interseções entre matemática e química identificamos: “Bioquímica, logaritmo e função do primeiro grau”, “Química Geral, proporcionalidade e função do segundo grau” e “Toxicologia e proporção”. Duas grandes áreas de química e biotecnologia foram selecionadas para aprofundamento. Em relação a área “Bioquímica, logaritmo e função do primeiro grau” constamos que os logaritmos são usados para fazer cálculos do PH de soluções através da equação de Henderson-Hasselbalch, que usa a constante de dissociação do ácido para calcular o PH. Na farmacologia essa equação pode ser usada para controlar o PH de determinados remédios, com o objetivo de melhorar o desempenho deles. Já na área de “Microbiologia, funções exponenciais e funções logarítmicas”, verificamos que a função exponencial é muito utilizada, para definir a curva de crescimento dos microrganismos e para obter uma estimativa da população microbiana.