Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ABORDAGEM DO TEOREMA DE TALES NO CONTEXTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: UM OLHAR PARA OS ACIDENTES EM ALTURAS

Solange Taranto Reis, Thamires Belo de Jesus, Thiago Guedes Strassemann

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


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Segundo dados levantados pela Previdência Social e Ministério do Trabalho em 2017 e divulgados no portal agenciabrasil.ebc.com.br, o Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Estes dados, também apresentados pelo Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, mostram a importância do trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho. Neste contexto, este relato de experiência apresenta os resultados de uma atividade contextualizada experimentada nas aulas de Matemática II em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho. A atividade foi elaborada de forma colaborativa por professores da Educação Básica e Ensino Superior, membros do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). Optou-se por trabalhar de forma contextualizada a Matemática e a Segurança do Trabalho, objetivando analisar de forma específica a relação do Teorema de Tales com a Norma Regulamentadora nº 35 que “estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade” (BRASIL, 2012). A escolha desse tema se deu pelo fato de um dos maiores índices de acidentes de trabalho estar relacionado a quedas de trabalhadores em altura (BRASIL, 2015) e, com isso, foi possível mostrar aos alunos como a Matemática pode ajudar a solucionar problemas presentes no cotidiano de um técnico em Segurança do Trabalho. Inicialmente a atividade foi discutida durante os encontros do grupo de pesquisa e, posteriormente, experimentada em três momentos. No primeiro, foi discutida a história de como Tales de Mileto demonstrou seu Teorema ao calcular a altura de uma pirâmide utilizando apenas a medida da altura de um anteparo de madeira e a medida do comprimento da sombra do anteparo e da pirâmide (Boyer, 1996). Nesse processo, foi discutido como isso foi possível, isto é, que hipóteses, conhecimentos e conteúdos Tales utilizou para provar seu Teorema. No segundo momento, os alunos foram levados ao pátio da escola para reproduzir o experimento feito por Tales utilizando um anteparo de PVC, a sombra de um aluno e instrumentos de medidas como fita métrica e trena. E, no terceiro momento, um caso de acidente de trabalho em altura foi apresentado em vídeo e, com base nas informações da mídia, os alunos elaboraram um relatório sobre as causas e prevenções e calcularam a altura em que ocorreu o acidente, situação hipotética. Ao final da experiência, percebeu-se os alunos constataram como a Matemática está presente no cotidiano do técnico. Também verificamos que, ao realizar as atividades nos três momentos, os alunos compreenderam melhor os conceitos matemáticos de retas paralelas, semelhança de triângulos e unidades de medida. Além disso, perceberam, principalmente durante o segundo momento, como é importante utilizar os conceitos, levantar hipóteses e testá-las para produzir novos conhecimentos, potencializando o espírito investigativo.


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