Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROBLEMAS LOGÍSTICOS: DISCUTINDO O PROCESSO DE ENTREGA DE URNAS PARA ELEIÇÃO DE REITOR DO IFES

Lara Sossai Correa da Costa, Lauro Chagas e Sá, Bruna Zution Dalle Prane

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O presente trabalho objetivou dar continuidade aos estudos sobre a integração de componentes curriculares da educação profissional de nível superior, a partir de estudos em Pesquisa Operacional, segundo a teoria da atividade de Leontiev (1978). Para este autor, as atividades humanas são consideradas formas de relação do homem com o mundo e são dirigidas por motivos e objetivos, agindo de forma intencional, por meio de ações planejadas (LEONTIEV, 1978). Nessa perspectiva, o contexto histórico-cultural de cada indivíduo influencia no seu aprendizado e, por consequência, na sua produção de conhecimento e mais ainda, na sua atuação profissional. Nosso campo de pesquisa foi a disciplina de Pesquisa Operacional, ofertada no Curso Superior de Tecnologia em Logística do Ifes – campus Viana, nos semestres de 2017, quando as turmas cursavam o penúltimo período do curso. Durante a disciplina, foi abordado o conteúdo de grafos associado a situações da logística. Para a resolução dos problemas apresentados, os alunos foram divididos em grupos e todos recebiam os mesmos materiais e informações. Neste relato, analisamos o estudo de caso denominado “Entrega das urnas para Eleição de Reitor do Ifes”. Para desenvolver a atividade, optamos por trabalhar com a Modelagem em sala de aula, pois a vemos como uma grande aliada com a Educação Profissional, uma vez que ao desenvolver uma atividade dessa natureza, exploramos uma situação real; neste caso, a entrega das urnas visto como um problema de logística. A presente proposta, apesar de hipotética, parte do contexto eleitoral ocorrido no Ifes em 2017 e propõe que os estudantes distribuam urnas eletrônicas nos campi da instituição, do modo mais econômico possível, e apresentem um cronograma de entrega para que haja capacitação dos mesários com os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Para desenvolver a atividade, utilizamos o terceiro caso apresentado por Barbosa (2001), com o propósito de aproximar o estudante à sua realidade profissional, uma vez que, neste caso os alunos têm uma maior liberdade de escolher suas estratégias de resolução, assim como teriam na empresa que trabalharão após conclusão do curso. Ao analisar as produções dos estudantes, verificamos que alguns grupos entregaram trabalhos observando apenas a entrega das urnas, enquanto outros consideraram fatores externos, como jornada de trabalho dos servidores envolvidos, capacidade do porta-malas do carro para carregar as urnas, quantidade de volume de gasolina necessário, preço gasto com combustível e/ou pedágio, etc. Ou seja, por mais que os alunos tenham recebido estímulos iguais em sala de aula e desenvolveram as mesmas tarefas (mesma motivação externa), houveram diferentes estratégias de resolução para a mesma atividade. Um dos fatores, que de certa forma, está relacionado a essa intensidade de envolvimento na atividade é apontado por Leontiev (1978) como sendo a motivação interna, que é fortemente influenciada pelo contexto histórico-cultural do sujeito. Com isso, concluímos que essa experiência apontou para um ensino “emancipador dos alunos e, por meio deles, para a emancipação de toda a classe trabalhadora” (SAVIANI, 2017).

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