Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXPERIMENTOS DE PROBABILIDADE COM O KIT "CERTEZAS DO ACASO" DO PROJETO "AS AVENTURAS NA CIÊNCIA"

Stevão Carneiro Sousa, Rodolfo Chaves

Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado
Data: 2015-05-28 06:30  – 09:30
Última alteração: 2015-05-22

Resumo


O assunto Probabilidade, normalmente tratado no Ensino Médio, possui um teor deveras abstrato, o que acaba causando um desconforto, tanto ao aluno, quanto ao professor. De um lado o discente não consegue abstrair, do outro o professor se frustra com os resultados obtidos por meio de métodos tradicionais do ensino de Matemática no que tange a Probabilidade. Pensando nisso, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com a USP, UFRJ e UNICAMP produziu um material didático pedagógico (MDP), destinado a reduzir este desgaste inerente neste processo de construção de conhecimento matemático em Probabilidade, através do “Kit: As certezas do acaso”, do projeto “Aventura na Ciência”. O objetivo desde Kit é propiciar uma oportunidade de articulação entre teoria e prática, através dos 11 experimentos propostos pelo Kit. O objetivo deste minicurso é dar visibilidade dos experimentos do material para professores e ou futuro professores, que tenham o interesse em trabalhar nas aulas de Probabilidade, com material didático pedagógico manipulável, concreto, deixando de lado o paradigma do exercício, uma vez que tais experimentos abrem caminho para abordagens diferenciadas – de construção e discussão da teoria a partir da prática – na sala de aula como a investigação, Resolução de Problemas e jogos, como procedimentos metodológicos de ensino. No entanto, o objetivo do minicurso não é dizer ao professor como ele deve usar o Kit, mesmo porque o propósito desse MDP é ser uma ponte para os alunos na produção de conhecimento e não um fim nos processos de ensino e de aprendizagem, possibilitando assim analisar os modos de produção de significado no que se refere à produção de conhecimento relativa ao tema. O minicurso tem como público alvo alunos da licenciatura ou professores da Educação Básica, com 12 vagas, em que os participantes estarão divididos em 3 grupos de 4 pessoas. Serão necessários 13 computadores (4 por grupo) e um com o Datashow, para conduzir o minicurso. Em primeiro momento, os integrantes de cada grupo farão a coleta de dados para cada experimento do Kit, em segundo momento ocorrerá o compartilhamento destes dados entre os integrantes através de pendrive, cada um com o seu respectivo grupo. Em terceiro momento a discussão e analise de cada experimento.

Texto completo: PDF