Papers
A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CTS/CTSA A PARTIR DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ÓLEO VEGETAL | |
Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Andre Luiz dos Santos, Geovania Cezana Araujo Cunha, Euna Sousa Araujo Santos, Sidnei Quezada Meireles Leite |
OS SENTIDOS DE SER (TRANS) EDUCADORA SOCIAL | |
Rodrigo Bravin, Hiran Pinel |
APROXIMANDO A MODELAGEM MATEMATICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRITICA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: MEDINDO O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA | |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
A INTEGRAÇÃO DE EDUCADORES E RESPONSÁVEIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DA PROPOSTA DE UM SITE | |
Michele Silva Mata, Aline Freitas Xavier, Danielli Veiga Sondermann, Valquíria Ferreira Silva |
OPORTUNIDADES: A EXPERIÊNCIA DA OFERTA DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DIST NCIA E SEMIPRESENCIAL PELA SECTI - ES | |
Aline Freitas da Silva Xavier, Renata Resstel, Angela Maria Bissoli Saleme, Solange M. Batista de Souza |
AGRICULTURA ORGÂNICA E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À LUZ DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | |
Fernanda Rodrigues Weigert, Maria Aparecida Rodrigues Campos, Thalita Quinto Soares Ferreira, Yara Cândido dos Santos |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRITICA: UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PROPÍCIO À INVESTIGAÇÃO E À DESCOBERTA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DE AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM USO DO QAIPS | |
Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
AMPLIANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NUMA ESCOLA DE BOADYBOARD EM VILA VELHA - ES | |
Renata Subtil Torres, Chirlei de Fátima Rodrigues, Sidnei Quezada Meireles Leite, Manuella Villar Amado |
TOCANDO ESTRELAS: UM MODELO DE APLICATIVO MÓVEL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Fabrício Assis Trancoso, George Bassul Areias, Isaura Nobre, Ronaldo Leffler, Débora Alice Aguiar Carvalho da Silva |
QUÍMICA DO AMOR – UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS PRÁTICAS DO PIBID | |
Sannya Maria Britto Côgo, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE SKINNER NO PROCESSO EDUCATIVO | |
Sannya Maria Britto Côgo, Bárbara Fabris Barcellos, Chirlei de Fátima Rodrigues, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Isaura Alcina Martins Nobre, Maria Aparecida Rodrigues Campos |
(RE)SIGNIFICAÇÃO E INSERÇÃO DE SABERES GUARANI NAS AULAS DE MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Claudia Araujo Lorenzoni |
ANÁLISE DO CONSUMO DE VIDEOAULAS NO CURSO EXCEL BÁSICO EAD: DADOS DE FERRAMENTAS ONLINE, RELATÓRIOS TÉCNICOS E PESQUISA DE AVALIAÇÃO | |
Márcio Leandro de Menezes Santana |
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA | |
Amanda Bobbio Pontara, Aminadabe de Farias Aguiar, Emerson Fraga Comerio |
PERFIL PROFISSIONAL DOS CURSISTAS NA MODALIDADE EAD | |
Tatielle Rocha de Jesus, Nardely Sousa Gomes, Renann Siqueira Custódio |
O ESTUDANTE COM AH/SD E TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: UM PERCURSO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS | |
Isabelle Bueno |
A PRODUÇÃO DE CUPCAKES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA BUSCA DA AUTONOMIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Elcio Pasolini Milli, Flavia Fassarella Cola dos Santos, Bárbara Fabris Barcellos, Michele Silva da Mata Caetano |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA | |
Gean Breda Queiros |
REFLEXÕES ACERCA DO USO DA AULA INTERATIVA ONLINE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone |
O “LÁPIS COR DE PELE” E SEUS CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE AUTO- RETRATOS DE ESTUDANTES E O PERTENCIMENTO RACIAL | |
Alinny Rodrigues Emerich Portela, Joel Almeida Neto, Edmar Reis Thiengo |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR E COM ENFOQUE CTSA DENOMINADO “CAMINHO DAS ÁGUAS” | |
Bárbara Fabris Barcellos |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE ENSINO NÃO-FORMAL | |
Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Pedro José Garcia Júnior, Marcos Vogel, Luiz Carlos Queiroz Coelho, Mariana Spala Corrêa, Rafael Almeida Freitas |
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAPIXABA | |
Laryssa da Silva Machado |
ESTUDO DE CASO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
Thamiris Ferreira de Souza, Tatiane Filipe LOpes |
INTRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Jardielma Queiroz De Lima, Rebeca Encarnação Borlini, Eduardo Dos Santos Lopes |
A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS E O SEU “GUIA DE LEITURA (LER)”: OS VÍNCULOS ENTRE LEITURA, ESCRITA E CIVILIZAÇÃO (1947-1963) | |
Deane Monteiro Vieira Costa |
O USO DO WHATSAPP NO ENSINO DA FÍSICA: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA UTILIZANDO O APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO PEDAGÓGICO | |
Renata Perozini |
ARQUITETURA DO DESEJO: CONFIGURAÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Johelder Xavier Tavares |
CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DO SCRATCH PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO | |
Jane Maria da Silva, Vanessa Battestin Nunes |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA COM AUXILIO DE TECNOLOGIAS EM NUVEM | |
Aminadabe de Farias Aguiar Queiroz, Amanda Bobbio Pontara, Ernane Luis Angeli Luxinger |
UM CURSO HÍBRIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE BONS HÁBITOS DE ESTUDO EM ESTUDANTES DA EPT | |
kamila Scalzer, Marcia Gonçalves Oliveira, Ana Paula dos Santos |
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Simone Lopes Smiderle Alves, MARCOS Bezerra Marcos Bezerra |
ENSINO DE DIAGRAMAS DE VENN: UMA PROPOSTA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS | |
Ernane Angeli Luxinger, Lúcio Souza Fassarella, Aminadabe Farias Queiroz, Fabio Cardoso Moraes |
MODELAGEM DO CARREGAMENTO DE AVIÕES UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO LINEAR EM CURSO DE LOGÍSTICA | |
Tamiris Moura Neves, Claude Killian Alvarenga, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
PROPORCIONALIDADE DIRETA E FUNÇÃO LINEAR: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 9º ANO | |
Flavia Fassarella Cola dos Santos, André Luiz dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira Rezende, Bruna Dalle Prane |
PLANEJAMENTO DE UMA AÇÃO COLABORATIVA VISANDO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE | |
Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Andre Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | |
Tatiana Das Mercês |
AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS E PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Organdi Mongin Rovetta |
DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE GRAFOS EM DISCIPLINAS DE COMPUTAÇÃO | |
Jonathas Gonçalves Picoli, Rafael Vargas Mesquita, Thiago Machado Mendes |
ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA, MÉTRICA SERVQUAL E A QUESTÃO DA QUALIDADE | |
Marcelo Calderari Miguel, Gustavo de Oliveira Andrade |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Ana Paula dos Santos, Márcia Gonçalves de Oliveira, Kamila Scalzer |
GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS: POTENCIAIS INTERAÇÕES NUMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA USANDO TABLETS | |
Fabricio Assis Trancoso |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A LOUSA DIGITAL UTILIZADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Regina Rosa Puppim |
MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO | |
Luiz Antonio Roque Guzzo |
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO | |
Luiz Antonio Roque Guzzo |
ELABORAÇÃO DE UM SERVIÇO DE RECOMENDAÇÃO COLABORATIVA BASEADA EM MEMÓRIA | |
Thiago Machado Mendes, Rafael Vargas Mesquita dos Santos, Jonathas Gonçalves Picoli |
ESTUDO DE ENERGIA MECÂNICA COM O AUXÍLIO DO JOGO ANGRY BIRDS. | |
Lucas Chagas Fazolo, Adriano Nunes Oliveira Pinto, Angelita Alves Teixeira, marcelo esteves de andrade, janivaldo pacheco cordeiro |
O IMPACTO DE TABLETS E SMARTPHONES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Cayo Paulo Donatti, Thales Carreta Vescovi, Mariella Berger |
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO | |
Juliana Yuri Kanezaki de Souza, Mariella Berger Andrade |
UMA PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO PARA ORIENTAR O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
Marcelo Souza Motta, Airan Priscila De Farias Curci |
CULTURAS JUVENIS: SOBRE AS PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | |
Sabrina Poloni Garcia |
CONSTRUÇÕES EM DANÇA DA BASE AO ACABAMENTO: DESENVOLVENDO HABILIDADES E FORMANDO PARA O ESPETÁCULO | |
Bianka Ribeiro, Márcia Gonçalves de Oliveira |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | |
Larissa Merizio de Carvalho, Gesiane Cabral de Freitas, Laís Jubini Callegario |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DEBATER TEMAS TRANSVERSAIS DA AGROPECUÁRIA: O CASO DAS FEIRAS ORGÂNICAS | |
Bárbara Fabris Barcellos, Rosieli Geraldina Merotto Foletto, Sannya Maria Britto Côgo, Sidnei Quezada Meireles Leite |
UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA FEIRAS DE CIÊNCIAS | |
Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto, Chirlei de Fátima Rodrigues, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Lucinéia de Souza Oliveira |
TRABALHO, ATIVIDADE E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: ALGUMAS RELAÇÕES POSSÍVEIS | |
Fabiany Cezário Torezani, Dayane Souza Gomes, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco |
DESENVOLVENDO HABILIDADES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA PROMOVER ACESSIBILIDADE DE SURDOS EM CURSO DE PROGRAMAÇÃO A DIST NCIA | |
Monica Ferreira Silva Lopes, Gabriel Silva Nascimento, Lucineia Barbosa da Costa Chagas, Anne Caroline Silva, Márcia Gonçalves de Oliveira |
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
Luanda Firme de Mello, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
SURDEZ E EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS SURDOS EM CURSOS EAD | |
ALLISSON ROBERTO ISIDORIO, GABRIEL SILVA NASCIMENTO |
FEIRA DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTSA – UM OLHAR PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Chirlei de Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto, Sidnei Quezada Meireles Leite, Bruna Carraro de Oliveira |
BIOMON GO! PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOTOGRAFIA | |
Emanuel de Souza Nardoto, Gisele Lourençato Faleiros da Rocha, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA A VERIFICAÇÃO DOS SABERES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES | |
Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
ASPECTOS DE PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM JOVEM COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO IFES | |
Josué Rego da Silva, Renata Imaculada |
PROJETOS ESCOLARES E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE PAPEL COM FIBRAS NATURAIS DA CANA-DE-AÇÚCAR | |
Thalita Quinto Soares Ferreira, Mirian Jonis |
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA PECUÁRIA LEITEIRA NO ES, PARA O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Arlon Peixoto Ribeiro, Chirlei Rodrigues, Ediane Santos Paganini, Euna Sousa Araujo Santos, Jéssika Schultz Kuster, Sidnei Quezada Meireles Leite |
SIGNWRITING COMO RECURSO DE TRADUÇÃO E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS EM DOCUMENTOS DIGITAIS | |
Daniela Gomes Gumiero, Gabriel Silva Nascimento |
A GEOPOLÍTICA DO CIBERESPAÇO: NOVAS POSSIBILIDADE NA ABORDAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA CRÍTICA | |
Israel David Oliveira Frois |
A AUSÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DE MARATAÍZES | |
Clóves Vicente Lins |
(RE)PENSAR O USO DE FERRAMENTAS EM CURSOS A DISTÂNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
Sueli Matos Moreira da Rocha, Luciano Pereira da Silva, Gabriel Silva Nascimento |
PESQUISA DE INTERVENÇÃO DO TIPO PARTICIPANTE COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO: UM EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CONJUNTA “ESCOLA & COMUNIDADE” | |
Antonio Donizetti Sgarbi, Leonardo Bis dos Santos, Izabella Costa Santiago |
PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL | |
Ana Paula Azevedo Moura, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Isaura Alcina Martins Nobre, Michele Silva da Mata Caetano, Rosieli Merotto Geraldina Foletto |
Este trabalho está sob a licença Licença Creative Commons Attribution 3.0.