OFICINAS
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A MATEMÁTICA: INTERFACE NO FAZER PEDAGÓGICO | PLANEJAMENTO DA OFICINA |
Marinalva Conceição de Souza, Dilza Coco |
EXPLORANDO PERSPECTIVA EM FOTOS | PLANEJAMENTO DA OFICINA |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Jenifer Heleno Stoffel |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS | Planejamento da oficina |
Sabrine Costa Oliveira, Lívia Oliveira Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Lauro Chagas e Sá |
GEOMETRIA FRACTAL PARA O ENSINO MÉDIO | Planejamento da oficina |
Lúcio Souza Fassarella, Débora Souza Luz, Luana Kathelena Ribeiro Brandão |
INTEGRAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | Planejamento da oficina |
Christiane de Morais Maia, Tiago Bissi, Ligia Arantes Sad |
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: “QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO” | Planejamento da oficina |
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araujo Victor |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E REPRESENTAÇÕES | Planejamento da oficina |
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman |
RELATO DE EXPERIÊNCIA
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO ADITIVO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Davi Cardoso |
MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO | |
Jackelinne Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior |
JCLIC: UM IMPORTANTE APOIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maritza Antonia Oliva Godoy |
REFORÇANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR COM TECNOLOGIA EDUCACIONAL | |
Jéssica Schultz Kuster |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIÁLOGO E REFLEXÃO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO “IDEAL” | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antônio Henrique Pinto |
CONTANDO E AGRUPANDO: DAS CAVERNAS AO COMPUTADOR | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Marinalva Conceição de Souza, Alex Jordane de Oliveira |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID | |
Josiane Baldo, Janielli de Vargas Fortes |
Zona de Desenvolvimento Eminente na apropriação de conceitos de números racionais. | |
Siméia Tussi Jacques, Dorcas Tussi Jacques |
O JOGO DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INTENCIONAL DE APRENDIZAGEM | |
Gerson Avelino Fernandes Pereira, Fernanda Barbosa Santos |
A AULA DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO: UM EXEMPLO DE ATIVIDADE REALIZADA NAS TURMAS DO CURSO EM ELETROTÉCNICA | |
Janaina Carneiro Marques, Priscila de Souza Chisté |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO SURDO NAS SÉRIES INICIAIS | |
Janielli de Vargas Fortes |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO | |
Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS EDUCANDOS DA EJA | |
Karine Pessoa Oliveira |
POSSIBILIDADES E LIMITES DO ENSINO EM MATEMÁTICA POR MEIO DO WHATSAPP | |
Angelo Pedrote Caon, Lilian Regina Araujo dos Santos |
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Solange Taranto Reis, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Arlindo José Merçon |
JOGO X: DIVERSÃO + CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO = DESENVOLVIMETNO EDUCACIONAL | |
Marciel Santiago Costa, Alana Nunes Pereira |
Matemática e Literatura: Alguns caminhos possíveis | |
Mariana Sales Araújo, Suseli de Paula Vissicaro |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Dayselane Pimenta Lopes Rezende |
FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE MERCEDES-PR | |
Kiara Baasch Mensch, Letícia Vanin |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ATIVIDADE COM O USO DA CALCULADORA EM TURMAS DE 6º ANO | |
Sabrine Costa Oliveira |
ABORDAGEM INTEGRADORA DE GEOMETRIA: DA GEOMETRIA ESPACIAL À GEOMETRIA PLANA | |
Dorcas Tussi Jacques, Siméia Tussi Jacques |
CURRÍCULO, PRÁTICA E AVALIAÇÃO: OBSERVAÇÕES DA REALIDADE ESCOLAR NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALINAS-MG | |
Thaiana Martins Marques |
EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Zleinda Schultz Kuster, Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
O PENSAR A SIGNIFICAÇÃO METODOLOGIAS QUE RESSIGNIFIQUEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
Maryangela Bastos da Silveira Reis, Leandra Gonçalves dos Santos |
NÚMEROS INTEIROS: FIXAÇÃO ATRAVÉS DO SOBE E DESCE | |
Anderson José Silva, Luanda Carvalho Nascimento |
PIBID e as contribuições no processo formativo do Professor de Matemática: uma experiência na Escola Pública | |
Ricardo Benedito Oliveira |
ENSINO DE MATEMÁTICA: BICHO DE 7 PEÇAS | |
Adriana da Costa Barbosa, Wesley José Nunes Pinto |
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Leandra Gonçalves dos Santos, PRISCILA PORTELA CARNEIRO, NATALIA AMARAL TAQUETTE |
REFLETINDO SOBRE A MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
FRACTAIS: PERSPECTIVA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR | |
Eliane Aparecida Martins de Almeida, Janibia Fernanda da Costa |
DISCUSSOES REFLEXIVAS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: MEDINDO O NÍVEL DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO | |
JONISARIO LITTIG, LUCIANO LESSA LORENZONI, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE |
UMA PERSPECTIVA DA MARATONA DE MATEMÁTICA: DESCRIÇÕES E REFLEXÕES | |
Vitor Bortolotti Ribeiro, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
Clarice Segantini, André Tessaro, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO | |
Geralda de Fatima Neri Santana, Marcelo Carlos de Proença |
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE REGISTROS FEITOS POR ALGUNS PROFESSORES E ALGUNS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alessandra Silva Ribeiro Carminati, Leandra Gonçalves dos Santos, Vivian Renata da Silva dos Santos |
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
O USO DO SOFTWARE WxMAXIMA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM TRABALHO COLABORATIVO REALIZADO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMA DE GEOMETRIA DINÂMICA AO CONSIDERAR CARACTERÍSTICAS DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO | |
Solange Sardi Gimenes, Rony Claudio de Oliveira Freitas |
ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS ELABORADOS NA FORMAÇÃO DO (AS) PROFESSORES (AS) ORIENTADORAS DE ESTUDOS | |
Eliane Aparecida Martins de Almeida, Janibia Fernanda da Costa, Osinéia Albina Brunelli |
INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL | |
Messenas Miranda Rocha, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner |
A DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
SEQUENCIAS DIDATICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Vanusa Stefanon Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro |
DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
Rosane Cordeiro Rafael, Mariana Ferreira Araújo, Nelson Machado Barbosa |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): POSSIBILIDADES E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Carlos Alberto Afonso de Almeida Junior |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO | |
Vanusa Stefanon Maroquio, Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro, Fabricio Assis Trancoso |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE MEU DESENHO QUER DIZER? | |
Simone Damm Zogaib, Vania Maria Pereira dos Santos-Wagner |
REDES SOCIAIS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: CURTINDO E COMPARTILHANDO INTERAÇÕES | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A TECNOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS POR MEIO DO CABRI GEÓMÈTRE | |
Daniel Silva Gonçalves, Karine Pessoa Oliveira, Marilene Fontoura Alves |
OS MOMENTOS DO JOGO COMO POTENCIALIZADOR DE INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO E AS FORMAS GEOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM UMA ALUNA SURDA | |
Thamires Belo de Jesus |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA UM ALUNO COM AUTISMO | |
Jonas José Chequetto, Agda Felipe Silva Gonçalves |
REFLEXÃO SOBRE COMO A INTERVENÇÃO DOCENTE SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO PODEM INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 7º ANO | |
Luciane Ramos Américo |
ANÁLISE DAS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS | |
Karolliny Garcia Fonseca |
UMA SONDAGEM DA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO DE NÚMERO EM ATIVIDADE SIGNIFICATIVA | |
Bernadete Veronica Hoffman, Vânia Maria Pereira Santos-Wagner |
ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO BORDADO EM PONTO CRUZ: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
POSSÍVEIS VIÉSES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Rodolfo Chaves, Weverton Augusto da Vitória, Ivonilton Pereira de Novais |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE: LUTAS E RESISTÊNCIAS COLETIVAS EM ARACRUZ-ES | |
Ozirlei Teresa Marcilino |
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
Angélica Bergamini Giostri, Dilza Coco |
O PNAIC: ANÁLISE DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS ORIENTADORES DE ESTUDO E PROFESSORES ALFABETIZADORES AO DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES DO PROGRAMA | |
Letícia Vanin, Osinéia Albina Brunelli, Vera Lucia Martiniak |
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA DE MATEMÁTICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES | |
Osinéia Albina Brunelli, Letícia Vanin Vanin |
Análise de erros como uma metodologia no ensino da matemática | |
Alessandro Gonçalves |
O ENSINO-APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E SUA METODOLOGIA, UMA REFLEXÃO DOCENTE | |
Eli Rosenilde de Araújo, Marco Aurelio Meira Fonseca, Marcos Ribeiro Mendes |
UM ESTUDO SOBRE ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UM CASO DO ZERO! | |
Rosinalda Aurora de Melo Teles |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA PARA O CURRÍCULO ESCOLAR DOS GUARANI DO ESPÍRITO SANTO | |
Ozirlei Teresa Marcilino, Claudia Alessandra C. de Araujo Lorenzoni |
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sérgio Rodrigues de Souza |
USO DE DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE DIVISÃO NÃO ROTINEIRO | |
Jaqueline Magalhães Brum, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
INFLUÊNCIAS E RELEVÂNCIAS DAS OBRAS DE MALBA TAHAN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Isaias Amorim Lemos, Rodolfo Chaves |
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID | |
DANIELLY FRAGA SANTANA, DILZA CÔCO, ROSANA MARTINS MATTIUZZI |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: INFINITOS HACKEAVEIS | |
Marciano Almeida Vieira, Alex Oliveira Jordane |
PÔSTER
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino da matemática: concepções e implicações | |
Elias Antonio Almeida Fonseca |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO SÉCULO XX | |
Ana Claudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DO CONCEITO HISTÓRICO À REALIDADE DAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
ROSANE CORDEIRO RAFAEL, Liamara Scortegagna, Nelson Machado Barbosa |
RELATOS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS PRIVADAS DE LIBERDADE: MINHA VIDA ESCOLAR | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto |
UTILIZANDO JOGO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: ALGUNS RELATOS E REFLEXÕES | |
DANIELLE DE OLIVEIRA LIMA, GISELA MARIA DA FONSECA PINTO, THAIANA DOS ANJOS TRIGO |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
O USO DO MATERIAL DOURADO E DO QUADRO VALOR DE LUGAR (QVL) NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SÉRIES INICIAS | |
Renan Oliveira Altoé, Thamires Belo de Jesus, Maria Laucinéia Carari |
MINICURSO INVESTIGANDO, EXPERIMENTANDO E JOGANDO PARA APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO | |
Daniela Mendes Vieira da Silva, Karina C. Costa, Bruno G. Penedo, Darling Domingos |
ENTRE CONCEITO E PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO | |
Fernanda Leite Azevedo, Rafaela de Souza Pereira |
CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: O DESAFIO DE UTILIZAR EFICAZMENTE A NUMERAÇÃO ESCRITA | |
Maria Priscila Bacellar Monteiro |
“MATHEMATIKÓS” NA EJA: A VALORIZAÇÃO DO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA APRENDER MATEMÁTICA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PRATICADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROFISSIONAL | |
ROSANGELA CARDOSO SILVA BARRETO |
ESTUDO DE CASO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM ESTUDANTE PARTICIPANTE DA EJA | |
Drielen Mota Vieira dos Santos |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA, MATEMÁTICA E CURRÍCULO | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Antonio Henrique Pinto |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO IDENTIDADE METODOLÓGICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | |
Wanessa Coelho Badke, Lauro Chagas e Sá, Sabrine Costa Oliveira |
PIBID: A UTILIZAÇÃO DOS ARTEFATOS COMO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM NAS RESSIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Maria Aparecida Silva de Souza |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA | |
José Aparecido da Silva Fernandes, Elisandra Brizolla de Oliveira |