CADERNO DE RESUMOS
PROGRAMAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS | PDF (retificado em 17/10) |
Comissão Organizadora |
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A MATEMÁTICA: O GOSTAR OU NÃO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Kezia Fagundes Aguilar Corrêa, Regiane Lira Duarte Siqueira, Jaqueline Magalhães Brum |
DESCOBRINDO O CONCEITO DE NÚMEROS E SUAS REPRESENTAÇÕES MANIPULANDO AS PEÇAS VIRTUAIS DO APLICATIVO MULTIBASE | |
Vito Rodrigues Franzosi, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
ENSINANDO AS HORAS: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mariane de Almeida da Silva, Suellen de Melo Batista, Márcio de Albuquerque Vianna |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ALFABETIZADORES: CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E LITERATURA INFANTIL | |
Vanusa Stefanon Maroquio, Edna Vanuza Vitoraci |
RESSIGNIFICANDO A DIFICULDADE EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
Liliane Ressurreição Caniçali Offermann |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
A MATEMÁTICA ALÉM DO EGITO, MESOPOTÂMIA, CHINA, ÍNDIA E GRÉCIA: SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NAS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS | |
Gilson Abdala Prata Filho, Ligia Arantes Sad |
ALIMENTO PARA O SABER: ATIVIDADES DE REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Jônathas Primo Barbosa Lopes, Millena Monteiro Chagas, André Martins Pinto Ferreira Alves |
ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DE TAREFAS SOBRE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Rodolfo Chaves |
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DA TEORIA DA COMPENSAÇÃO DE VYGOTSKY | |
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo |
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA ESCOLA: UMA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Marcus Antonio Vieira Dalvi, Roger Artur J. Wanderley, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Bruna Dalle Prane, Luciano Lessa Lorenzoni |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Luis Cláudio Aioffi, Carlos Luis Pereira, Magno Pinheiro Helmer, Pablo da Silva Torres, Marina Simonetti |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A NECESSIDADE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA EM DEBATE | |
Fernando Campos Alves, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
GEOMETRIA ESPACIAL E ÁLGEBRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS | |
Fernanda Barbosa Damasceno, Paloma Esther Soares Ramírez, Douglas Monsôres |
MATEMÁTICA CULTURAL: O ARTESANATO NO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll NUMA ESCOLA INDÍGENA DA BAHIA | |
Carlos Luis Pereira, Magno Pinheiro Helmer, Maria Delourdes Maciel, Pablo da Silva Torres, Marina Simonetti |
MATEMÁTICA NA REDE: PREPARANDO CAMPEÕES” – EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA | |
Daniela Vieira Sant Ana |
O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE SIMULADOR PHET PARA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Sanan Zambelli Sylvestre Candido, Marcelo Esteves de Andrade |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES E POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lucia Elena Marques dos Santos |
O USO DO JOGO KALAH COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA MULTISSERIADA DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Elisangela Pereira Barbosa, George Ricardo Libardi Calixto, Joana de Lima Moraes |
O USO DO JOGO SOBE E DESCE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS DURANTE AS AULAS DO PIBID | |
Joana de Lima Moraes |
O USO DOS ORIGAMIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO | |
Jônathas Primo Barbosa Lopes, Millena Monteiro Chagas, Suellen De Melo Batista |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Anderson José Silva, Fernando Gagno Júnior |
ORIGAMIS COMO INSTRUMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E NAS CIÊNCIAS | |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
Educação Matemática no Ensino Médio
A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFMG-CÂMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA | |
Rosiana de Sousa, José Fernandes da Silva |
ANÁLISE DE DIÁLOGOS DE ALUNOS DO PROEJA EM RESOLUÇÕES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM NÚMEROS NEGATIVOS | |
Jéssica Monteiro Falquetto, Alex Jordane |
CLUBE DE MATEMÁTICA E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DA GRANDE VITÓRIA | |
Kézia Gomes Ferreira, Lara Sossai Correa da Costa, Lauro Chagas e Sá |
DEFINIÇÃO DE POLÍGONO NOS LIVROS DIDÁTICOS: JÁ É CONSENSUAL OU AINDA PODE HAVER DÚVIDAS? | |
Tamiris Moura Neves, Gilson Abdala Filho Prata, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Ligia Arantes Sad |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO PARA A AUTONOMIA: UMA PROPOSTA COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
DESPERDÍCIO DE ÁGUA, VAMOS ACABAR COM ESSA PRÁTICA: ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM TURMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO | |
Marilete Batista Vitória Abadi, Solange Taranto de Reis, Anderson Pereira Barcelos |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE NOS ANAIS DO ENEM 2013-2016 | |
Angélica Machado Nascimento, Izabely Flegler, Lauro Chagas e Sá |
ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO PROEJA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA | |
Karina Marques Pereira, Dilza Côco, Lígia Arantes Sad |
ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM TURMAS DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM GRUPOS DE WHATSAPP | |
Cátia Aparecida Palmeira |
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA A LUZ DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Nathalia da Costa Dias, Thamires Belo de Jesus, Bruna Zution Dalle Prane, Adriana da Costa Barbosa |
FUNÇÃO AFIM E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE PLANOS DE TELEFONIA NO ENSINO MÉDIO | |
Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira, Jéssica Schultz Kuster |
GIRIH: GEOMETRIA NA ARTE ISLÂMICA | |
Adriana da Costa Barbosa |
INTERSEÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | |
Thamires Belo de Jesus, Amanda de Oliveira Stoffel, Maicon Saar Alves |
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM PROBLEMAS DE EMPACOTAMENTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA | |
Felipe Pela Uliana, Lauro Chagas e Sá, Organdi Mongin Rovetta |
LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS GEOMÉTRICOS | |
José Fernandes da Silva, Ada Cristina de Miranda |
O TRABALHO COM QUESTÕES REFERENTES À PROPORCIONALIDADE SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Daniele Silva Carmo, Ana Luísa Cotta Bicalho, José Fernandes da Silva |
O USO DA FOTOGRAFIA DIGITAL PARA EXPLORAR PERSPECTIVA COM BASE NOS TRABALHOS DE MAURITS CORNELIS ESCHER | |
Camila Maria Dias Pagung, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni |
O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO: UMA EXPERIÊNCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Filipe Ribeiro Carneiro, Rayane Salviano de Oliveira Silva, Saulo dos Santos Silva |
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA ETNOMATEMÁTICA NO CEIER- ÁGUIA BRANCA - ES | |
Willian Colares Destefani |
PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ENEM | |
Douglas Miguel Souto Queiroz, José Fernandes da Silva |
RELATO SOBRE PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
Ana Flávia Carvalho Acerbi, Patrícia Santos Bizzotto Soares, Bianca Oliveira de Azevedo, Angelo Luiz Viana Santos, Thiago Pereira Alves Junqueira |
TEOREMA DE TALES NO CONTEXTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: UM OLHAR PARA OS ACIDENTES EM ALTURAS | |
Solange Taranto Reis, Thamires Belo de Jesus, Thiago Guedes Strassemann |
TRABALHANDO COM O MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA USANDO GEOMETRIA ANALÍTICA | |
Jader de Oliveira |
UM ESTUDO SOBRE O CRESCIMENTO MÉDIO DE SEMENTES DE FEIJÃO POR MEIO DA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Mirelly Katiene e Silva Boone, Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM JOGOS AFRICANOS | |
Gyslane Aparecida Romano dos Santos de Lima |
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ALIADAS AO TRABALHO COLABORATIVO E A ESCRITA DISCURSIVA EM AMBIENTE VIRTUAL PARA CONSTRUIR CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA | |
Samuel Sales de Carvalho, Sandra Maria Schröetter, Fernanda de Oliveira da Silva Beggio, Nilson Sergio Peres Stahl |
VOLUME DO CILINDRO: DISCUSSÃO DE UMA ATIVIDADE À LUZ DA TEORIA DE VAN HIELE | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior e na Formação de Professores
A COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: UMA CONVERSA ENTRE POLYA E BAKHTIN | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
ALGUMAS LEITURAS PLAUSÍVEIS ENTRE MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA | |
Rodolfo Chaves |
COMBINATÓRIA E SUAS CONEXÕES: ENTRE LETRAS, FRASES E NÚMEROS | |
Jose Carlos Thompson da Silva, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DO PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG/SJE | |
Anderson Nascimento Oliveira, Silvino Domingos Neto |
EXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Jaqueline Magalhães Brum |
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva, Alex Jordane de Oliveira |
NÚMEROS FIGURADOS TRIANGULARES E QUADRADOS A PARTIR DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS REAPROVEITÁVEIS | |
Bruna Moll Fernandes, Filyppe Neves de Andrade, Alexandre Krüger Zocolotti, Rodolfo Chaves |
NÚMEROS RACIONAIS E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Tatiane da Silva Lima, Ligia Araujo Sad |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS ENVOLVENDO O CÁLCULO MENTAL, ESTIMATIVA E USO DA CALCULADORA: RELATO DE UMA AULA EXECUTADA NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO | |
Jéssica Schultz Kuster, Geovania Cezana Araujo Cunha |
PESQUISAS ENVOLVENDO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA UTILIZAÇÃO POR DIFERENTES SUJEITOS DE UMA UNIVERSIDADE | |
Marcelo Pereira Rizzi, Keli Cristina Conti |
PROBLEMAS VERBAIS ENVOLVENDO DIVISÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Gustavo Panin Ramos, Karoline Pereira, Lívia Belgi Ruy, Júlia Schaetzle Wrobel |
PROJETO PRÉ-CÁLCULO: TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR COM ENSINO HÍBRIDO | |
Ubirajara Carnevale de Moraes, Vera Lucia Antonio Azevedo, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Marcio Vieira de Almeida |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | |
Enéas Mendes de Jesus |
(RE)CONSTRUÇÃO DE IDEIAS SOBRE O CÁLCULO MENTAL: RELATO DE UMA AULA | |
Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
(RE)CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE DIVISÃO PARTITIVA E QUOTATIVA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA | |
Kariely Lopes Gomes de Brito Geckel, Danielly Fraga Santana, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM GRUPO COOPERATIVO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Stéfano Pinto Rogério, Jéssica da Silva Oliveira Bolsoni, Mayana Ferreira Moreira de Castro, Jaqueline Magalhães Brum |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DAS DIRETRIZES NACIONAIS ÀS EXPECTATIVAS DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
José Fernandes da Silva |
UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM PARA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENSINO SUPERIOR | |
Fabiana Chagas de Andrade, Isllany Lopes Sarmento |