Relato de Experiência
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite |
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel |
O uso do lúdico no ensino de ciência | |
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito |
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Oficina Temática Sobre Solos | |
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito |
A inexperiência: nossa única experiência | |
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação | |
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Revolucionando o pensamento | |
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito |
Os desafios de relatar e apresentar | |
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é | |
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito |
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio |
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA | |
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa |
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rayara Brambila, MARCOS VOGEL |
Vida no PIBID | |
Aline Brito Pimentel, MARCOS VOGEL |
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP | |
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce |
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva |
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS | |
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza |
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA | |
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo |
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha |
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO | |
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi |
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES | |
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli |
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes | |
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade |
UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O ESTUDO DE COLISÕES | |
José Renato Vidigal Filho, Robson Leone Evangelista |
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO | |
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
Projeto de Pesquisa
Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco | |
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti |
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES | |
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado |
A Interação Professor/Aluno nas Aulas de Graduação em Licenciatura em Química | |
Julia Alves Bodart, Alexandra Jaques, MARCOS VOGEL |
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado |
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado |
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho |
ETNOMUSICOLOGIA GUARANI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E CULTURAL | |
Haloisio Mozzer Vargas, Lusival Antonio Barcellos, Patricia Silveira da Silva Trazzi |
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória |
Pesquisa Científica
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E DA EVOLUÇÃO DO EXAME | |
João Paulo Casaro Erthal, Andriele da Silva da Silva Vieira, Joyce Oliveira Souza |
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
USO DO ESPAÇO NÃO FORMAL COMO FERRAMENTA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SOORETAMA DO ESPÍRITO SANTO | |
Marcus Vinícius da Silva Vilaça, Franklin Noel Santos |
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia | |
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso |
CULTURA JOVEM NO ENSINO DE FÍSICA: USOS E APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS COMPARTILHADAS NO FACEBOOK | |
Evelyn de Oliveira Vieira |
APRENDENDO COM O MAR: AULA DE CAMPO E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO | |
Victor Hugo da Silva Valério, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.