Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel
O uso do lúdico no ensino de ciência
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Oficina Temática Sobre Solos
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito
A inexperiência: nossa única experiência
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Revolucionando o pensamento
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito
Os desafios de relatar e apresentar
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rayara Brambila, MARCOS VOGEL
Vida no PIBID
Aline Brito Pimentel, MARCOS VOGEL
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade
UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O ESTUDO DE COLISÕES
José Renato Vidigal Filho, Robson Leone Evangelista
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa

Projeto de Pesquisa

Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado
A Interação Professor/Aluno nas Aulas de Graduação em Licenciatura em Química
Julia Alves Bodart, Alexandra Jaques, MARCOS VOGEL
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho
ETNOMUSICOLOGIA GUARANI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E CULTURAL
Haloisio Mozzer Vargas, Lusival Antonio Barcellos, Patricia Silveira da Silva Trazzi
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória

Pesquisa Científica

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E DA EVOLUÇÃO DO EXAME
João Paulo Casaro Erthal, Andriele da Silva da Silva Vieira, Joyce Oliveira Souza
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
USO DO ESPAÇO NÃO FORMAL COMO FERRAMENTA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SOORETAMA DO ESPÍRITO SANTO
Marcus Vinícius da Silva Vilaça, Franklin Noel Santos
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso
CULTURA JOVEM NO ENSINO DE FÍSICA: USOS E APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS COMPARTILHADAS NO FACEBOOK
Evelyn de Oliveira Vieira
APRENDENDO COM O MAR: AULA DE CAMPO E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO
Victor Hugo da Silva Valério, Sidnei Quezada Meireles Leite


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.