Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

FEIRA DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PEDAGÓGICO NA CONCEPÇÃO CTS/CTSA
Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues
Revolucionando o pensamento
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra
História e Filosofia da Ciência na formação de professores
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física.
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide
PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DO CMEI “MARIA DA SILVA SÓ”
Walter Salgado de Sousa, Mari Inez Tavares, Jair Ronchi Filho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini
PROJETO LEITURA DE MUNDO: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA AMPLIADA DE LEITURA DE RÓTULOS, COM ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E QUÍMICA
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha
PROJETO JOVEM CIENTISTA-PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM E A CIÊNCIA NO LABORATÓRIO
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
A UTILIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA
Marla Almeida Siqueira, Rodrigo Da Vitória Gomes, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa

Projeto de Pesquisa

Inferência da Pedagogia da Alternância no Ensino de Educação Ambiental
Eliane Soares Santos Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha
AGENDA 21 COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL NA ESCOLA
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha
USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Ana Paula Carvalho Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira
Escola sem partido? ou, escola do pensamento único?
Aldo Rezende
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Thayanne Rangel, Charles Moreto
A APLICAÇÃO E A POTENCIALIDADE DO USO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O CONTEÚDO CORPO HUMANO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Nathalia kerckhoff kloss, Kleber Roldi
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA)
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar

Pesquisa Científica

O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso
PROJETO CINEMONTANHA: DEBATES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSCIPLINARES EM UM CINECLUBE ESCOLAR
Ludmila PEREIRA Rocha, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.