Relato de Experiência
FEIRA DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PEDAGÓGICO NA CONCEPÇÃO CTS/CTSA | |
Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues |
Revolucionando o pensamento | |
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA | |
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra |
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra |
História e Filosofia da Ciência na formação de professores | |
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física. | |
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | |
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy |
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO | |
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA | |
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA | |
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA | |
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho |
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide |
PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DO CMEI “MARIA DA SILVA SÓ” | |
Walter Salgado de Sousa, Mari Inez Tavares, Jair Ronchi Filho |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo |
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini |
PROJETO LEITURA DE MUNDO: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA AMPLIADA DE LEITURA DE RÓTULOS, COM ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E QUÍMICA | |
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier |
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha |
PROJETO JOVEM CIENTISTA-PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM E A CIÊNCIA NO LABORATÓRIO | |
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier |
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes |
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes |
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO | |
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
A UTILIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA | |
Marla Almeida Siqueira, Rodrigo Da Vitória Gomes, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha |
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO | |
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
Projeto de Pesquisa
Inferência da Pedagogia da Alternância no Ensino de Educação Ambiental | |
Eliane Soares Santos Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha |
AGENDA 21 COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL NA ESCOLA | |
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha |
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES | |
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto |
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio | |
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga |
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha |
USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO | |
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Ana Paula Carvalho Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS | |
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira |
Escola sem partido? ou, escola do pensamento único? | |
Aldo Rezende |
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA | |
Thayanne Rangel, Charles Moreto |
A APLICAÇÃO E A POTENCIALIDADE DO USO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O CONTEÚDO CORPO HUMANO NAS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Nathalia kerckhoff kloss, Kleber Roldi |
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória | |
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim |
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva | |
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus |
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA) | |
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar |
Pesquisa Científica
O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL | |
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino |
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA | |
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | |
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso |
PROJETO CINEMONTANHA: DEBATES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSCIPLINARES EM UM CINECLUBE ESCOLAR | |
Ludmila PEREIRA Rocha, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite |
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO | |
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.