Relato de Experiência
Braquistócrona | |
Charles de Aguiar Pereira |
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel |
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente | |
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra |
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra |
História e Filosofia da Ciência na formação de professores | |
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA | |
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa |
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto |
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato | |
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos |
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação | |
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO | |
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”. | |
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy |
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado |
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide |
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA | |
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha |
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO | |
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon |
RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGIA DE SOMBA CONGELADA | |
João Vitor Storch, Cleiton Kenup Piumbini |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini |
Visão de alunos em relação à aulas práticas | |
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA UM DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS. | |
Yandiara Larissa Neves de Barros, Alan Reinke Pereira, Isabel Pinto Nascimento, Marcio Corrêa da Silva |
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino | |
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira |
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE | |
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira |
Desenhos e reflexões através do espelho plano | |
Gabriel Panzenatto Fassarella |
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA | |
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim |
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle |
REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA | |
Monica Ferreira Silva Lopes, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Projeto de Pesquisa
Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco | |
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti |
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO | |
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira |
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA | |
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes |
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio | |
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga |
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira |
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO | |
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro |
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular | |
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade |
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo | |
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos |
EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA | |
Ronaldo FUrtado Oliveira, Marcia Regina Santana Pereira |
A ETNOCIÊNCIAS TRADICIONAIS DOS INDÍGENAS:O ENSINO DE ERVAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DA BAHIA | |
Carlos Luis Pereira |
CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O SOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Igor Donizete Nunes Bravo, Marcia Regina Santana Pereira, Ronaldo Furtado Oliveira |
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL | |
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira |
Atividades de parceria entre a universidade e a escola entre professores de Ciências e futuros pedagogos | |
Leandro Trindade Pinto |
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini |
O ENSINO DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Marcia Regina Santana Pereira, Carlos Luis Pereira, Gustavo Viali Loyola |
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll | |
Carlos Luis Pereira |
Montagem e Estruturação de um Show de Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos |
Montagem e Estruturação de um Show da Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon |
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
Pesquisa Científica
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE | |
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO ENTENDIMENTO RELATIVO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS | |
Patricia Vidigal Bendinelli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Antonio Donizetti Sgarbi |
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | |
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso |
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO | |
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso |
Laboratório Investigativo e Laboratório Virtual no ensino de eletricidade e eletromagnetismo. | |
Adriano Nunes Oliveira Pinto |
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas | |
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira |
DIRETRIZES CURRICULARES CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Carlos Luis Pereira |
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDICIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Carlos Luis Pereira |
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE | |
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro |
MAPEAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Carlos Luiz Pereira |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.