Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

Braquistócrona
Charles de Aguiar Pereira
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra
História e Filosofia da Ciência na formação de professores
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”.
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon
RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGIA DE SOMBA CONGELADA
João Vitor Storch, Cleiton Kenup Piumbini
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini
Visão de alunos em relação à aulas práticas
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA UM DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS.
Yandiara Larissa Neves de Barros, Alan Reinke Pereira, Isabel Pinto Nascimento, Marcio Corrêa da Silva
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira
Desenhos e reflexões através do espelho plano
Gabriel Panzenatto Fassarella
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle
REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Monica Ferreira Silva Lopes, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Projeto de Pesquisa

Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos
EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA
Ronaldo FUrtado Oliveira, Marcia Regina Santana Pereira
A ETNOCIÊNCIAS TRADICIONAIS DOS INDÍGENAS:O ENSINO DE ERVAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DA BAHIA
Carlos Luis Pereira
CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O SOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Igor Donizete Nunes Bravo, Marcia Regina Santana Pereira, Ronaldo Furtado Oliveira
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira
Atividades de parceria entre a universidade e a escola entre professores de Ciências e futuros pedagogos
Leandro Trindade Pinto
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini
O ENSINO DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marcia Regina Santana Pereira, Carlos Luis Pereira, Gustavo Viali Loyola
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll
Carlos Luis Pereira
Montagem e Estruturação de um Show de Física
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos
Montagem e Estruturação de um Show da Física
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Pesquisa Científica

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO ENTENDIMENTO RELATIVO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS
Patricia Vidigal Bendinelli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Antonio Donizetti Sgarbi
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso
Laboratório Investigativo e Laboratório Virtual no ensino de eletricidade e eletromagnetismo.
Adriano Nunes Oliveira Pinto
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira
DIRETRIZES CURRICULARES CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carlos Luis Pereira
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDICIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Carlos Luis Pereira
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
MAPEAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carlos Luiz Pereira


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.