Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações.
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva
Educação e Sexualidade: Inquietações Sociológicas
Thiago Fernandes Madeira
A importância da contextualização e do conhecimento prévio para o ensino de Química.
Elio de Angeles Nicole da Silva, Ana Nery Furlan Mendes
A Febre Amarela
Luanna Alves Miranda
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”.
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CTSA
Juliana Salvador, Jane Maria de Silva, Queila Bragança Bravo, Diego Henrique Gomes Martins, Lyudimila dos Santos Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes
Visão de alunos em relação à aulas práticas
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi
Ensino da Matemática por meio de programação em arduíno
Gustavo Souza Melo
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES POR MEIO DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Aldineia Buss, Charles Moreto, Rosana dos Reis Abrante Nunes
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO E A CONSTRUÇÃO DE UM ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
Gabriel Monteiro
MODELO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE FILOGENIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marcela Miranda de Lima, Karina Carvalho Mancini
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa

Projeto de Pesquisa

TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Evandro Bernardino Mendes de Melo, Robson Pimentel Garcia Júnior, Diones Mendonça Lüttig
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado
ANÁLISE E ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES CONTEXTOS DO SUL CAPIXABA
Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Erthal
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira
Uso do sistema SignWriting, com foco na disciplina de Biologia como sugestão de adaptabilidade ao aluno surdo do Ensino Técnico Integrado do Ifes – Campus de Alegre
bianca Magnelli Mangiavacchi, Vadenise Simone Melo Moulin Breda
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BANNERS INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ.
Bianca Magnelli Mangiavacchi, Livia Mattos Martins
MAL ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
Thiago Fernandes Madeira, Regina Célia Mendes Senatore
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos
A COMPOSTAGEM COMO RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Aldineia Buss, Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto
DESENVOLVIMENTO DE UM FLUORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA DETECÇÃO DE QUININA EM ÁGUA TÔNICA EM AULA DE QUÍMICA ANALÍTICA
Adriel Valadares Marculano
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Isys Fernandes Mello, Luiz Otávio Buffon
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Thayanne Rangel, Charles Moreto
Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância
Márcia Oliveira, Mônica Ferreira Silva Lopes, Helen França Medeiros
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin

Pesquisa Científica

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.