Relato de Experiência
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações. | |
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim |
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel |
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite |
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite |
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente | |
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra |
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra |
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva |
Educação e Sexualidade: Inquietações Sociológicas | |
Thiago Fernandes Madeira |
A importância da contextualização e do conhecimento prévio para o ensino de Química. | |
Elio de Angeles Nicole da Silva, Ana Nery Furlan Mendes |
A Febre Amarela | |
Luanna Alves Miranda |
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO | |
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”. | |
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado |
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO | |
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini |
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE | |
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini |
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CTSA | |
Juliana Salvador, Jane Maria de Silva, Queila Bragança Bravo, Diego Henrique Gomes Martins, Lyudimila dos Santos Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA | |
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA | |
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha |
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO | |
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS | |
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo |
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini |
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO | |
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini |
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes |
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes |
Visão de alunos em relação à aulas práticas | |
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar |
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO | |
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi |
Ensino da Matemática por meio de programação em arduíno | |
Gustavo Souza Melo |
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino | |
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira |
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza |
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin |
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES POR MEIO DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Aldineia Buss, Charles Moreto, Rosana dos Reis Abrante Nunes |
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO E A CONSTRUÇÃO DE UM ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL | |
Gabriel Monteiro |
MODELO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE FILOGENIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Marcela Miranda de Lima, Karina Carvalho Mancini |
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO | |
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
Projeto de Pesquisa
TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE | |
Evandro Bernardino Mendes de Melo, Robson Pimentel Garcia Júnior, Diones Mendonça Lüttig |
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES | |
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado |
ANÁLISE E ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES CONTEXTOS DO SUL CAPIXABA | |
Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Erthal |
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO | |
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira |
Uso do sistema SignWriting, com foco na disciplina de Biologia como sugestão de adaptabilidade ao aluno surdo do Ensino Técnico Integrado do Ifes – Campus de Alegre | |
bianca Magnelli Mangiavacchi, Vadenise Simone Melo Moulin Breda |
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES | |
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto |
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA | |
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes |
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS | |
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami |
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO | |
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos |
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes |
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS | |
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini |
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS | |
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BANNERS INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ. | |
Bianca Magnelli Mangiavacchi, Livia Mattos Martins |
MAL ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE | |
Thiago Fernandes Madeira, Regina Célia Mendes Senatore |
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY | |
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos |
A COMPOSTAGEM COMO RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | |
Aldineia Buss, Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto |
DESENVOLVIMENTO DE UM FLUORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA DETECÇÃO DE QUININA EM ÁGUA TÔNICA EM AULA DE QUÍMICA ANALÍTICA | |
Adriel Valadares Marculano |
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO | |
Isys Fernandes Mello, Luiz Otávio Buffon |
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS | |
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES |
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini |
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA | |
Thayanne Rangel, Charles Moreto |
Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância | |
Márcia Oliveira, Mônica Ferreira Silva Lopes, Helen França Medeiros |
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA | |
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
Pesquisa Científica
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE | |
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino |
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário | |
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões |
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde | |
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes |
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA | |
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli |
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA | |
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | |
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella |
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO | |
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES | |
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira |
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto |
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.