Relato de Experiência
A inexperiência: nossa única experiência | |
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite |
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é | |
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito |
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES | |
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite |
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio |
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | |
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO | |
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”. | |
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
A UTILIZAÇÃO DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES COMO MUDANÇA DE CONCEPÇÕES PRÉVIAS EM TÓPICOS DO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL | |
Thiago Pereira da Silva, Wagner Fernandes Fogos |
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE | |
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso |
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO | |
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem | |
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti |
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA | |
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia |
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES | |
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli |
Relato de aplicação de uma proposta de UEPS para o conteúdo de indução eletromagnética | |
Alexsandro Fernandes Fuzari, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário | |
Lucio Souza Fassarella, Almir Rogério Luppi |
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO” | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama |
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE | |
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira |
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin |
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE | |
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri |
ESCOLA POLO BILÍNGUE: As multifacetas da educação de surdos no município de Linhares | |
Ademilson Dias Ferreira |
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA | |
Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves de Freitas |
TRADUÇÃO COMENTADA SEGUNDO O MODELO DE CHRISTIANE NORD: O USO DA TECNOLOGIA NO ENCARGO TRADUTÓRIO DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA | |
Ademilson Dias Ferreira |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha |
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia | |
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva |
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. | |
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana |
Projeto de Pesquisa
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM NARRATIVAS DE MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS | |
Caique França, Jonathan Pires Janjacomo |
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA | |
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO COTIDIANO | |
Jamili Almeida Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira |
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS | |
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos |
ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS (1890-1928). | |
Rosiane Morais Santos Feitosa |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira |
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO | |
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande |
CULTURA, MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste |
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM | |
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos |
A ciência no dia-a-dia: uma autoavaliação de alunos do ensino médio sobre alimentação | |
Ana Carolina Silva Dal col, Isabela Valim Sarmento, Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves Freitas |
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES | |
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira |
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS | |
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES |
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR | |
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato |
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória | |
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim |
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA | |
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
Pesquisa Científica
INVESTIGAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE LICENCIANDOS SOBRE LUZ | |
João Paulo Casaro Erthal, Hebert de Amorim Folli |
O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL | |
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino |
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE | |
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino |
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | |
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella |
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS | |
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark |
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo |
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas | |
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira |
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro |
PEDAGOGIA DA PRÁXIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: ANÁLISE METODOLÓGICA | |
Guilherme Fadini, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ALGUMAS IDEIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS | |
Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.