Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

A inexperiência: nossa única experiência
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”.
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
A UTILIZAÇÃO DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES COMO MUDANÇA DE CONCEPÇÕES PRÉVIAS EM TÓPICOS DO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Thiago Pereira da Silva, Wagner Fernandes Fogos
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli
Relato de aplicação de uma proposta de UEPS para o conteúdo de indução eletromagnética
Alexsandro Fernandes Fuzari, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin
Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário
Lucio Souza Fassarella, Almir Rogério Luppi
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO”
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri
ESCOLA POLO BILÍNGUE: As multifacetas da educação de surdos no município de Linhares
Ademilson Dias Ferreira
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA
Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves de Freitas
TRADUÇÃO COMENTADA SEGUNDO O MODELO DE CHRISTIANE NORD: O USO DA TECNOLOGIA NO ENCARGO TRADUTÓRIO DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
Ademilson Dias Ferreira
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO⁠.
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana

Projeto de Pesquisa

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM NARRATIVAS DE MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS
Caique França, Jonathan Pires Janjacomo
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha
ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO COTIDIANO
Jamili Almeida Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos
ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS (1890-1928).
Rosiane Morais Santos Feitosa
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande
CULTURA, MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos
A ciência no dia-a-dia: uma autoavaliação de alunos do ensino médio sobre alimentação
Ana Carolina Silva Dal col, Isabela Valim Sarmento, Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves Freitas
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin

Pesquisa Científica

INVESTIGAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE LICENCIANDOS SOBRE LUZ
João Paulo Casaro Erthal, Hebert de Amorim Folli
O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro
PEDAGOGIA DA PRÁXIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: ANÁLISE METODOLÓGICA
Guilherme Fadini, Sidnei Quezada Meireles Leite
ALGUMAS IDEIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS
Emmanuel Marcel Favre-Nicolin


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.