Relato de Experiência
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA | |
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva |
Oficina Temática Sobre Solos | |
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito |
A inexperiência: nossa única experiência | |
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite |
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação | |
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Revolucionando o pensamento | |
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito |
Os desafios de relatar e apresentar | |
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é | |
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA | |
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra |
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente | |
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra |
USO DE BANNERS NO ENSINO DE FÍSICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Lucas Gonçalves Dutra, Diego Santo de Jsus, João Paulo Casaro Erthal |
ATIVIDADES TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO DE DILATAÇÃO COM ESTUDANTES DO 2O ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Lucas Gonçalves Dutra, Magno Leal de Brito Junior, João Paulo Casaro Erthal |
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Desafios e Perspectivas | |
José de Amorim Theodorio, Aleide Cristina de Camargo, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Maria das Graças Ferreira Lobino |
POR UM CURRÍCULO INTEGRADOR: CHEIROS E SABORES COM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Wellington Alves dos Santos, Maria das Graças Ferreira Lobino |
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva |
Representação social de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas acerca do Evolucionismo | |
Thiago Mendes da Silva Vasco, Alex Sandro Silva Rodrigues, Mari Inez Tavares |
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP | |
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce |
PROJETO "VERDE NA CIDADE" | |
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves |
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato | |
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO | |
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”. | |
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL | |
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho |
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva |
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?” | |
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi |
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA | |
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA | |
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha |
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO | |
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon |
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO | |
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini |
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas | |
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim |
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS COM ENFOQUE CTS | |
Vilma Reis Terra, Paola Angelica Santos, Dalivia Bulhões, Lourival Demuner, Raíza Carla Mattos Santana |
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA | |
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo |
Bingo anatômico: uma proposta auxiliar no ensino de anatomia comparada | |
Niumaique Gonçalves da Silva, Mateus Cruz Loss, Tathiana Guerra Sobrinho |
Visão de alunos em relação à aulas práticas | |
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar |
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA | |
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia |
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES | |
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli |
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino | |
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira |
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA | |
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini |
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza |
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin |
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PAUTADA EM DIVERSIFICADOS RECURSOS EDUCACIONAIS | |
Pedro Oliveira Fassarella, Julio Francisco da Silva, João Paulo Casaro Erthal |
TRABALHO COLABORATIVO DESENVOLVIDO EM PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA: PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA | |
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Aline de Paula Nunes |
INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM A PARTIR DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE PLANOS DE TELEFONIA | |
Nathalia da Costa Dias, Thamires Belo de Jesus |
Alimentação Saudável: Brincando também se Aprende | |
Damila Soares de Carvalho, Dayane Louzada de Oliveira, Mayna Azevedo Gomes |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha |
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia | |
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva |
MANIFESTAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL FRENTE AS DIFERENÇAS RACIAIS | |
Marcela Morais Dal Fior |
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle |
Projeto de Pesquisa
Química Ambiental e empreendedorismo: produção de bioplásticos no ensino fundamental | |
Danielli Lopes Da Silva, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo |
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL | |
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama |
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado |
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado |
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS | |
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini |
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias |
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS | |
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi |
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO | |
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro |
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo | |
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos |
LIBERDADE, LIBERDADE! A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA EM QUEIMADOS | |
Emanuel Vieira de Assis, Diemerson Saquetto |
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa | |
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes |
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM | |
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos |
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES | |
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira |
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini |
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA | |
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola |
A educação ambiental na formação inicial dos professores | |
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira |
Montagem e Estruturação de um Show de Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos |
Confecção de um modelo molecular inclusivo | |
Edilson Galdino Santos Silva Júnior, Welinton Silva, Mauro César Dias |
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva | |
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus |
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica. | |
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral |
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA) | |
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar |
Pesquisa Científica
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will |
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário | |
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA | |
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini |
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO | |
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce |
Gestão do Ensino e poder local na região do contestado: o caso do município de Pinheiros-ES (2001-2016) | |
Héryca da Silva Lisboa, Ueber José de Oliveira |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES | |
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira |
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS | |
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES | |
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.