Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva
Oficina Temática Sobre Solos
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito
A inexperiência: nossa única experiência
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Revolucionando o pensamento
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito
Os desafios de relatar e apresentar
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra
USO DE BANNERS NO ENSINO DE FÍSICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Lucas Gonçalves Dutra, Diego Santo de Jsus, João Paulo Casaro Erthal
ATIVIDADES TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO DE DILATAÇÃO COM ESTUDANTES DO 2O ANO DO ENSINO MÉDIO
Lucas Gonçalves Dutra, Magno Leal de Brito Junior, João Paulo Casaro Erthal
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Desafios e Perspectivas
José de Amorim Theodorio, Aleide Cristina de Camargo, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Maria das Graças Ferreira Lobino
POR UM CURRÍCULO INTEGRADOR: CHEIROS E SABORES COM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Wellington Alves dos Santos, Maria das Graças Ferreira Lobino
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva
Representação social de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas acerca do Evolucionismo
Thiago Mendes da Silva Vasco, Alex Sandro Silva Rodrigues, Mari Inez Tavares
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce
PROJETO "VERDE NA CIDADE"
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”.
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?”
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS COM ENFOQUE CTS
Vilma Reis Terra, Paola Angelica Santos, Dalivia Bulhões, Lourival Demuner, Raíza Carla Mattos Santana
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo
Bingo anatômico: uma proposta auxiliar no ensino de anatomia comparada
Niumaique Gonçalves da Silva, Mateus Cruz Loss, Tathiana Guerra Sobrinho
Visão de alunos em relação à aulas práticas
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PAUTADA EM DIVERSIFICADOS RECURSOS EDUCACIONAIS
Pedro Oliveira Fassarella, Julio Francisco da Silva, João Paulo Casaro Erthal
TRABALHO COLABORATIVO DESENVOLVIDO EM PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA: PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Aline de Paula Nunes
INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM A PARTIR DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE PLANOS DE TELEFONIA
Nathalia da Costa Dias, Thamires Belo de Jesus
Alimentação Saudável: Brincando também se Aprende
Damila Soares de Carvalho, Dayane Louzada de Oliveira, Mayna Azevedo Gomes
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva
MANIFESTAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL FRENTE AS DIFERENÇAS RACIAIS
Marcela Morais Dal Fior
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle

Projeto de Pesquisa

Química Ambiental e empreendedorismo: produção de bioplásticos no ensino fundamental
Danielli Lopes Da Silva, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos
INTER-RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO FORMAL E O ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: A AULA DE CAMPO COMO ALTERNATIVA PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS PAISAGÍSTICOS – PEDAGÓGICOS DA RESERVA KAUTSKY, EM DOMINGOS MARTINS-ES.
Hélio Queiroz Alves, Mariluza Sartori Deorce
LIBERDADE, LIBERDADE! A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA EM QUEIMADOS
Emanuel Vieira de Assis, Diemerson Saquetto
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola
A educação ambiental na formação inicial dos professores
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira
Montagem e Estruturação de um Show de Física
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos
Confecção de um modelo molecular inclusivo
Edilson Galdino Santos Silva Júnior, Welinton Silva, Mauro César Dias
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica.
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA)
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar

Pesquisa Científica

USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce
Gestão do Ensino e poder local na região do contestado: o caso do município de Pinheiros-ES (2001-2016)
Héryca da Silva Lisboa, Ueber José de Oliveira
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.