Relato de Experiência
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ACERCA DE UM PLANO INCLINADO | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações. | |
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA | |
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva |
O uso do lúdico no ensino de ciência | |
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito |
Oficina Temática Sobre Solos | |
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito |
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite |
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES | |
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA | |
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra |
UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA A PARTIR DE SABERES POPULARES | |
Vilma Reis Terra, Gisele Xavier Malheiros Celante, Raíza Carla Mattos Santana, Maria das Graças Ferreira Lobino, Sidnei Quezada Meireles Leite |
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente | |
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra |
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física. | |
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho |
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação | |
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | |
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL | |
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho |
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO | |
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva |
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA | |
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA TURMA DE 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA ABORDAGEM DO TEMA RELATIVIDADE | |
Ludmylla Barbosa de Andrade Kobata, Gerciane Espíndula Uliana, Vinícius Lopes Leite, Geide Rosa Coelho |
ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTRUTURADA NO V DE GOWIN A RESPEITO DO MOVIMENTO E SUAS CAUSAS | |
Flávia Reis de Souza, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA | |
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho |
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS | |
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza |
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO | |
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini |
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE | |
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini |
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?” | |
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA | |
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho |
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA | |
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote |
ALGUMAS FONTES DE NARRATIVAS HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO: JORNAL LOCAL E FOTOS ANTIGAS | |
Pedro Antônio Martins de Souza, Agda Felipe Silva Gonçalves, Miriam Capitini Couto |
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas | |
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim |
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha |
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini |
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE | |
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso |
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem | |
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti |
Em Contos com Machado: releitura, prática midiática e a aproximação de diferentes linguagens | |
Claudia Fernandes Benevenute, Leticia Queiroz de Carvalho |
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Érica Castellari Costa |
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA | |
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini |
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO” | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha |
'CMEIando' Educação Ambiental | |
Mycheli Felberk Cardoso, Valquiria Cruz Cereza |
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. | |
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana |
Projeto de Pesquisa
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite |
PROJETO ESCOLAR SEGUNDO O ENFOQUE TEMÁTICO: DROGAS E TECNOLOGIA | |
Aline de Paula Nunes, Aleide Cristina de Camargo, José Amorim Theodorio, Dalívia Bento Bulhões, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
APRENDENDO CIÊNCIAS NO SAMBAQUI: POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO TIPO SAMBAQUI NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA – ES. | |
Deovair Monteiro Cézar, Caroline Calvi, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos |
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES | |
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto |
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO | |
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos |
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Sandra Maria Guisso, Geide Rosa Coelho |
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes |
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira |
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho |
OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA COMO ABORDAGEM PARA ENSINO DE ÓTICA DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA | |
Rodolfo Sant' Ana Silva, Geide Rosa Coelho |
ESTUDO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO | |
Raphael Furtado Coelho, Geide Rosa Coelho |
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO | |
Renann Siqueira Custódio, Fernanda Zanetti Becalli |
POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO CULTURAL E DO MEDIADOR CULTURAL NA CIDADE DE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO | |
Caroline Calvi, Deovair Monteiro César, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos |
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS | |
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos |
ENSINO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM ATO CIVILIZADOR | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Mariana Trindade dos Santos |
INFORMÁTICA EDUCATIVA E O DESAFIO DO FAZER DOCENTE | |
Miriam Capitini Couto, Pedro Antônio Martins de Souza |
COMPANHIA UNIÃO MANUFATURA DE TECIDOS: JUTA, HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Dalivia Bento Bulhões, Antonio Donizetti Sgarbi, Priscila de Souza Chisté |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira |
ROMPENDO MUROS, TRILHANDO CONHECIMENTOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA AULA DE CAMPO NO PARQUE MUNICIPAL NATURAL MOCHUARA EM CARIACICA/ES, COMO ESTRATÉGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. | |
José Ramos de Sousa, Caroline Calvi, Deovair Monteiro Cesar, Carlos Roberto Pires Campos |
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY | |
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos |
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO | |
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Diana Paula Diogo Correia, Luceli de Souza |
ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E O TRABALHO NO HORIZONTE DOS JOVENS DO CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE DO IFES: UM ESTUDO DE CASO | |
Deane Monteiro Vieira Costa |
O CURRÍCULO OCULTO DE QUÍMICA DA POPULAÇÃO NEGRA ESCOLARIZADA: ROMPENDO OS SILÊNCIOS | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Marciano Da Silva Nolita |
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR | |
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato |
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Érica Castellari Costa, Sirlei Ferreira da Silva Goularte |
A EXOTOPIA E O DIALOGISMO BAKTINIANOS NA NARRATIVA MACHADIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇAO DO LEITOR ÉTICO E RESPONSIVO | |
Claudia Fernandes Benevenute, Letícia Queiroz de Carvalho |
Desenvolvimento, utilzação e investigação de Sequência Didática sobre Magnetismo com turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do ES | |
Nikolai Bassani Santos Neves, Giuseppi Gava Camiletti |
A educação ambiental na formação inicial dos professores | |
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira |
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares |
A JUVENTUDE QUASE CALADA POR UMA LEI: UMA AÇÃO DOS MILITARES NO REGIME DE EXCEÇÃO NO BRASIL | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Aguiar Damasceno Letícia |
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO | |
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar |
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva | |
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus |
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA POR INVESTIGAÇÃO | |
Pereira Luis Carlos |
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica. | |
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral |
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA) | |
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar |
Pesquisa Científica
Processos formativos de mediadores para atuação em centros e museus de ciências | |
Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho |
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde | |
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LEGISLAÇÃO NACIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
POTENCIALIDADES DA AULA DE CAMPO PARA O ESTUDANTE AUTISTA | |
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Carlos Roberto Pires Campos |
Abordando o conceito de sais e o caráter provisório da ciência a partir da história da potassa | |
Laís Jubini Callegario, Raquel Xavier, Fernando Luna |
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS | |
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark |
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FISIOLOGIA HUMANA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO | |
Queila Bragança Bravo, Michele Waltz Comaru, Mirian do Amaral Jonis Silva |
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA | |
Julio Cesar Carriço Cândido |
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS | |
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi |
Jogos para divulgação científica: uma proposta para o meio agrícola | |
Priscila Kunzendorff Corralero, Tânia Mara Guerra |
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro |
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA | |
Julio Cesar Carriço, Edna dos, Luiz Otavio Cândido, Reis, Buffon |
UM AMBIENTE VIRTUAL 3D PARA APOIO AO ENSINO | |
Artur Monteiro da Costa |
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA DEBATER A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | |
André Felipe Gomes Correia, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.