Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ACERCA DE UM PLANO INCLINADO
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações.
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva
O uso do lúdico no ensino de ciência
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito
Oficina Temática Sobre Solos
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite
UM BREVE ESTUDO METODOLÓGICO USANDO ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra
UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA A PARTIR DE SABERES POPULARES
Vilma Reis Terra, Gisele Xavier Malheiros Celante, Raíza Carla Mattos Santana, Maria das Graças Ferreira Lobino, Sidnei Quezada Meireles Leite
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física.
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho
CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ESTUDANTES DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Leandro da Silva Barcellos, Geide Coelho
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA TURMA DE 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA ABORDAGEM DO TEMA RELATIVIDADE
Ludmylla Barbosa de Andrade Kobata, Gerciane Espíndula Uliana, Vinícius Lopes Leite, Geide Rosa Coelho
ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTRUTURADA NO V DE GOWIN A RESPEITO DO MOVIMENTO E SUAS CAUSAS
Flávia Reis de Souza, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?”
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote
ALGUMAS FONTES DE NARRATIVAS HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO: JORNAL LOCAL E FOTOS ANTIGAS
Pedro Antônio Martins de Souza, Agda Felipe Silva Gonçalves, Miriam Capitini Couto
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti
Em Contos com Machado: releitura, prática midiática e a aproximação de diferentes linguagens
Claudia Fernandes Benevenute, Leticia Queiroz de Carvalho
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Érica Castellari Costa
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO”
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha
'CMEIando' Educação Ambiental
Mycheli Felberk Cardoso, Valquiria Cruz Cereza
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO⁠.
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana

Projeto de Pesquisa

SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite
PROJETO ESCOLAR SEGUNDO O ENFOQUE TEMÁTICO: DROGAS E TECNOLOGIA
Aline de Paula Nunes, Aleide Cristina de Camargo, José Amorim Theodorio, Dalívia Bento Bulhões, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
APRENDENDO CIÊNCIAS NO SAMBAQUI: POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO TIPO SAMBAQUI NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA – ES.
Deovair Monteiro Cézar, Caroline Calvi, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Sandra Maria Guisso, Geide Rosa Coelho
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho
OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA COMO ABORDAGEM PARA ENSINO DE ÓTICA DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Rodolfo Sant' Ana Silva, Geide Rosa Coelho
ESTUDO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO
Raphael Furtado Coelho, Geide Rosa Coelho
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO
Renann Siqueira Custódio, Fernanda Zanetti Becalli
POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO CULTURAL E DO MEDIADOR CULTURAL NA CIDADE DE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO
Caroline Calvi, Deovair Monteiro César, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos
ENSINO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM ATO CIVILIZADOR
Deane Monteiro Vieira Costa, Mariana Trindade dos Santos
INFORMÁTICA EDUCATIVA E O DESAFIO DO FAZER DOCENTE
Miriam Capitini Couto, Pedro Antônio Martins de Souza
COMPANHIA UNIÃO MANUFATURA DE TECIDOS: JUTA, HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Dalivia Bento Bulhões, Antonio Donizetti Sgarbi, Priscila de Souza Chisté
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira
ROMPENDO MUROS, TRILHANDO CONHECIMENTOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA AULA DE CAMPO NO PARQUE MUNICIPAL NATURAL MOCHUARA EM CARIACICA/ES, COMO ESTRATÉGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA.
José Ramos de Sousa, Caroline Calvi, Deovair Monteiro Cesar, Carlos Roberto Pires Campos
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Diana Paula Diogo Correia, Luceli de Souza
ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E O TRABALHO NO HORIZONTE DOS JOVENS DO CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE DO IFES: UM ESTUDO DE CASO
Deane Monteiro Vieira Costa
O CURRÍCULO OCULTO DE QUÍMICA DA POPULAÇÃO NEGRA ESCOLARIZADA: ROMPENDO OS SILÊNCIOS
Deane Monteiro Vieira Costa, Marciano Da Silva Nolita
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Érica Castellari Costa, Sirlei Ferreira da Silva Goularte
A EXOTOPIA E O DIALOGISMO BAKTINIANOS NA NARRATIVA MACHADIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇAO DO LEITOR ÉTICO E RESPONSIVO
Claudia Fernandes Benevenute, Letícia Queiroz de Carvalho
Desenvolvimento, utilzação e investigação de Sequência Didática sobre Magnetismo com turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do ES
Nikolai Bassani Santos Neves, Giuseppi Gava Camiletti
A educação ambiental na formação inicial dos professores
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares
A JUVENTUDE QUASE CALADA POR UMA LEI: UMA AÇÃO DOS MILITARES NO REGIME DE EXCEÇÃO NO BRASIL
Deane Monteiro Vieira Costa, Aguiar Damasceno Letícia
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA POR INVESTIGAÇÃO
Pereira Luis Carlos
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica.
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA)
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar

Pesquisa Científica

Processos formativos de mediadores para atuação em centros e museus de ciências
Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LEGISLAÇÃO NACIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha
POTENCIALIDADES DA AULA DE CAMPO PARA O ESTUDANTE AUTISTA
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Carlos Roberto Pires Campos
Abordando o conceito de sais e o caráter provisório da ciência a partir da história da potassa
Laís Jubini Callegario, Raquel Xavier, Fernando Luna
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FISIOLOGIA HUMANA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO
Queila Bragança Bravo, Michele Waltz Comaru, Mirian do Amaral Jonis Silva
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA
Julio Cesar Carriço Cândido
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi
Jogos para divulgação científica: uma proposta para o meio agrícola
Priscila Kunzendorff Corralero, Tânia Mara Guerra
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA
Julio Cesar Carriço, Edna dos, Luiz Otavio Cândido, Reis, Buffon
UM AMBIENTE VIRTUAL 3D PARA APOIO AO ENSINO
Artur Monteiro da Costa
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA DEBATER A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
André Felipe Gomes Correia, Sidnei Quezada Meireles Leite


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.