Relato de Experiência
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ACERCA DE UM PLANO INCLINADO | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações. | |
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim |
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação | |
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é | |
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito |
História e Filosofia da Ciência na formação de professores | |
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Desafios e Perspectivas | |
José de Amorim Theodorio, Aleide Cristina de Camargo, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Maria das Graças Ferreira Lobino |
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rayara Brambila, MARCOS VOGEL |
Vida no PIBID | |
Aline Brito Pimentel, MARCOS VOGEL |
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP | |
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | |
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva |
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS | |
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza |
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO | |
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini |
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE | |
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini |
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide |
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CTSA | |
Juliana Salvador, Jane Maria de Silva, Queila Bragança Bravo, Diego Henrique Gomes Martins, Lyudimila dos Santos Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA | |
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO | |
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon |
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS COM ENFOQUE CTS | |
Vilma Reis Terra, Paola Angelica Santos, Dalivia Bulhões, Lourival Demuner, Raíza Carla Mattos Santana |
O CÉU, NOSSA JANELA PARA O UNIVERSO. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DO CÉU APLICADA AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL | |
Thiago Pereira da Silva, Sérgio Mascarello Bisch |
UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA | |
Rodrigo Rossi Barbosa, Raphael de Oliveira Gaudio, LUIZ OTÁVIO BUFFON |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini |
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes |
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO | |
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
Em Contos com Machado: releitura, prática midiática e a aproximação de diferentes linguagens | |
Claudia Fernandes Benevenute, Leticia Queiroz de Carvalho |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA UM DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS. | |
Yandiara Larissa Neves de Barros, Alan Reinke Pereira, Isabel Pinto Nascimento, Marcio Corrêa da Silva |
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza |
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E USO DE JOGOS DE TABULEIRO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Leandro da Silva Barcellos, Thieberson Gomes |
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES POR MEIO DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Aldineia Buss, Charles Moreto, Rosana dos Reis Abrante Nunes |
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes |
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR DAS MACRÓFITAS EICHHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ÁGUAS CONTAMINADAS POR DERIVADOS DO PETRÓLEO | |
Yandiara Larissa Neves de Barros, Caroline dos Santos Silva, Marcio Corrêa da Silva |
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA CIENTÍFICA NA PRAÇA DA CIÊNCIA – PÊNDULO SIMPLES | |
Luana Simões Barbosa Batista |
APP INVENTOR: UMA POSSIBILIDADE NA CONVERSÃO DE TEMPERATURA | |
Adriana da Costa Barbosa, Wilson Carminatti Benaquio |
Determinação do volume molar de CO2: Uma proposta simples para construção de conceitos sobre volume molar de um gás | |
Cátia Pereira Barcellos, Gilmene Bianco |
PROJETO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS | |
Ana Carla Nascimento Barroso, Aline de Paula Nunes, Beatriz Ribeiro Cordeiro Lyrio |
A UTILIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA | |
Marla Almeida Siqueira, Rodrigo Da Vitória Gomes, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
Projeto de Pesquisa
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite |
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
PROJETO ESCOLAR SEGUNDO O ENFOQUE TEMÁTICO: DROGAS E TECNOLOGIA | |
Aline de Paula Nunes, Aleide Cristina de Camargo, José Amorim Theodorio, Dalívia Bento Bulhões, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
O ESTUDO DA CIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR USANDO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFA PET | |
RAPHAEL DE OLIVEIRA GAUDIO, RODRIGO ROSSI BARBOSA, LUIZ OTÁVIO BUFFON |
USO DO CELULAR EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
Uso do sistema SignWriting, com foco na disciplina de Biologia como sugestão de adaptabilidade ao aluno surdo do Ensino Técnico Integrado do Ifes – Campus de Alegre | |
bianca Magnelli Mangiavacchi, Vadenise Simone Melo Moulin Breda |
A Interação Professor/Aluno nas Aulas de Graduação em Licenciatura em Química | |
Julia Alves Bodart, Alexandra Jaques, MARCOS VOGEL |
Inferência da Pedagogia da Alternância no Ensino de Educação Ambiental | |
Eliane Soares Santos Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO | |
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Ana Paula Carvalho Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO | |
Renann Siqueira Custódio, Fernanda Zanetti Becalli |
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS BOLSISTAS (OU EX-BOLSITAS) DO PIBID | |
Rafaella Spilare, Fernanda Zanetti Becalli |
COMPANHIA UNIÃO MANUFATURA DE TECIDOS: JUTA, HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Dalivia Bento Bulhões, Antonio Donizetti Sgarbi, Priscila de Souza Chisté |
A COMPOSTAGEM COMO RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | |
Aldineia Buss, Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto |
CULTURA, MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste |
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior |
CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O SOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Igor Donizete Nunes Bravo, Marcia Regina Santana Pereira, Ronaldo Furtado Oliveira |
ETNOMUSICOLOGIA GUARANI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E CULTURAL | |
Haloisio Mozzer Vargas, Lusival Antonio Barcellos, Patricia Silveira da Silva Trazzi |
O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS, UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2007 A 2015 | |
DEBORA ZAGO BISSARO |
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO | |
Isys Fernandes Mello, Luiz Otávio Buffon |
SAGUI-DA-SERRA-CLARO (Callithrix flaviceps) COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, KÁTIA SILENE ZORTHÊA |
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior |
A EXOTOPIA E O DIALOGISMO BAKTINIANOS NA NARRATIVA MACHADIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇAO DO LEITOR ÉTICO E RESPONSIVO | |
Claudia Fernandes Benevenute, Letícia Queiroz de Carvalho |
Montagem e Estruturação de um Show de Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos |
Montagem e Estruturação de um Show da Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon |
Pesquisa Científica
APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTINA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LEGISLAÇÃO NACIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
A EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”: UM ESTUDO DE CASO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANATOMIA HUMANA | |
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO ENTENDIMENTO RELATIVO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS | |
Patricia Vidigal Bendinelli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Antonio Donizetti Sgarbi |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FISIOLOGIA HUMANA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO | |
Queila Bragança Bravo, Michele Waltz Comaru, Mirian do Amaral Jonis Silva |
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia | |
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso |
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.